Faculdade Fama Menu

O Estágio Supervisionado é uma atividade acadêmica específica, com objetivo de aprendizagem social, profissional e cultural, realizado através de um período de aprendizagem orientada determinada para que o aluno possa observar e vivenciar o dia-a-dia de uma empresa ou organização social.

O Estágio Supervisionado é obrigatório quando assim se acha estabelecido para o curso, constituindo‐se componente curricular indispensável para integralização curricular.

Formulários e Manuais

Cartilha de Leis do Estágio

Perguntas Frequentes

A empresa não está cumprindo com as atividades de trabalho previstas no Plano de Estágio. O que devo fazer?

Você deve comunicar Supervisão de Estágio e quando existente, o agente de integração (CIEE/IEL), para verificação dos fatos juntos à empresa.

Como devo proceder para dar entrada no relatório de estágio obrigatório?

Antes de tudo, procure a Supervisão de Estágio para a verificação de possíveis pendências na documentação. Após essa validação o aluno deve abrir um processo na Secretaria Acadêmica anexando uma cópia encadernada do Relatório de Estágio assinada, OBRIGATORIAMENTE, pelos: supervisor do estágio, orientador do estágio e aluno.

Como posso conseguir um estágio?

Através de um agente de integração a qual esteja cadastrado (CIEE ou IEL), por iniciativa própria (ao contatar uma empresa e a mesma demonstrar interesse em oferecer uma vaga de estágio) ou através do Portal de Vagas Na Prática. Em qualquer uma dessas situações, o aluno deve procurar a Supervisão de Estágios para receber as orientações necessárias.

Como saberei se existem estágios disponíveis para os alunos?

Alunos da Faculdade Metropolitana de Anápolis tem acesso a informação de vagas disponíveis através dos murais de estágios distribuídos na instituição ou através do Portal Na Prática > Portal de Vagas.

Entrei em contato com uma empresa e eles se interessaram em me oferecer um estágio. Como devo proceder?

Neste caso o aluno deve comparecer à Coordenação de Estágios para receber as orientações iniciais. Em caso de empresas não conveniadas diretamente com a Faculdade Metropolitana de Anápolis, o aluno deve realizar o procedimento através de agentes de integração (IEL / CIEE).

Já concluí meu estágio obrigatório, mas apareceu outra oportunidade de estágio que despertou meu interesse. Neste caso, posso fazer outro estágio?

Não. Uma vez concluído o estágio curricular obrigatório, tal requisito já foi cumprido e o aluno não pode realizar um segundo estágio.

Já no caso do estágio não-obrigatório, o aluno pode realizar mais de um estágio.

Já tenho experiência profissional comprovada na carteira de trabalho. Mesmo assim, eu necessito fazer o estágio obrigatório?

O estudante que exercer atividade profissional correlata ao seu curso na condição de empregado, empresário ou autônomo, poderá solicitar a convalidação do estágio obrigatório. Para isso, o interessado deve procurar a Supervisão de Estágio para receber as devidas instruções.

  1. Na condição de empregado, o aluno deve ter comprovação de experiência durante um período mínimo de 12 (doze) meses nos últimos 2 (dois) anos;
  2. Na condição de empresário, comprovação de participação do quadro societário da organização durante um período mínimo de 12 (doze) meses nos últimos 2 (dois) anos;

III. Na condição de autônomo, comprovante de contribuição ao INSS correspondente a um período mínimo de 12 (doze) meses nos 2 (dois) últimos anos;

  1. Relato das atividades desenvolvidas no formato de relatório de estágio.

O IEL ou CIEE é a entidade que está regulamentando o meu estágio. O que tenho que levar à Faculdade Metropolitana de Anápolis?

O agente de integração ficará responsável por toda sua documentação, inclusive com o pagamento do seguro. Você receberá o Termo de Compromisso e o Plano de Estágio em modelo próprio do agente de integração e levará à Supervisão de Estágio para aprovação e assinatura.

O estágio é remunerado?

Se o estágio for obrigatório, é facultado à empresa o pagamento de bolsa ou qualquer outra forma de contraprestação que venha ser acordada entre as partes. Já para estágio não-obrigatório, é compulsório o pagamento de uma bolsa e auxílio transporte.

O que é o “seguro obrigatório de acidentes pessoais”?

Como estágio não gera vínculo empregatício, o estudante não fica acobertado por qualquer regime de trabalho em caso de acidentes. Por isso, é imprescindível a contratação de um seguro de acidentes pessoais em favor do estagiário.

O que é o estágio EXTRA-CURRICULAR?

O estágio extracurricular é aquele que o aluno realiza visando o aperfeiçoamento profissional. O estágio extracurricular proporciona ao aluno oportunidade de maior contato e experiências no mercado de trabalho. É importante observar que as horas de estágio extracurricular não são contabilizadas para o estágio exigido pela instituição (estágio supervisionado). O aluno só poderá realizar o estágio curricular (supervisionado) a partir do período estabelecido no Projeto Pedagógico do seu referido curso.

O que é um agente de integração?

São organizações (empresas) que podem firmar parcerias com as instituições de ensino visando contribuir com maior oferta de estágios, intermediando a formalização do estágio do aluno diretamente com a empresa concedente do estágio. O agente de integração, neste caso, é quem vai ficar responsável pela emissão de toda documentação de regularização do estágio. São exemplos de agentes de integração: CIEE e IEL.

O que significam: Termo de Convênio, Termo de Compromisso e Plano de Estágio?

– TERMO DE CONVÊNIO: contrato celebrado entre a empresa e a Faculdade Metropolitana de Anápolis, no qual acordam as condições de realização do estágio de acordo com o que determina a Lei do Estágio. É de interesse da instituição de ensino e da empresa. Em outras palavras, O convênio é o elo de ligação entre a empresa e a Instituição de Ensino; sem o convênio o termo de compromisso (contrato) do aluno não é válido.

 

– TERMO DE COMPROMISSO: contrato celebrado entre o estagiário e a empresa, sob acompanhamento da FAMA ou agente de integração, determinando o período de realização do estágio (data de início e data de conclusão), carga horária, semanal, supervisor do estágio (na empresa), orientador do estágio (na instituição de ensino), apólice de seguro contratada, direitos e deveres das partes envolvidas.

 

PLANO DE ESTÁGIO: documento que apresenta quais serão as atividades desenvolvidas durante o estágio, correlatas ao curso. O plano de estágio deve ser elaborado pelo estagiário em conjunto com o supervisor de estágio na empresa e seu professor supervisor/orientador na instituição de ensino. 

Por que é importante a entrega da Ficha de Inscrição de Estágio na Coordenação de Estágios?

Para o acompanhamento e controle das atividades do aluno, assim como para a validação das atividades para fins de integralização curricular.

Posso realizar meu estágio na empresa onde trabalho?

Sim. Porém, é necessário que você tenha carteira assinada ou seja um servidor público. Para isso, se faz necessário seguir todo o tramite legal para a realização do mesmo. Neste caso, o aluno deve procurar a Supervisão de Estágio para receber orientações direcionadas.

Qual a carga horária mínima de estágio que devo cumprir para o meu estágio obrigatório?

A carga horária mínima do estágio curricular é definida no projeto pedagógico do curso em que o aluno está matriculado. Verifique em sua grade curricular.

Qual a carga horária semanal máxima para estagiar?

A jornada diária de estágio será compatível com o horário escolar do estudante e não pode prejudicar suas atividades escolares, observando as seguintes situações:

  1. a) máximo de 6 (seis) horas diárias (30 horas semanais) no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular, caso ainda estejam concluindo disciplinas.
  2. b) máximo de 8 (oito) horas diárias (40 horas semanais) quando o estudante não tiver aulas presenciais programadas.

Qual a diferença entre ESTÁGIO OBRIGATÓRIO e ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO?

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.

ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

Quando posso começar a estagiar?

O período em que o aluno está apto a realizar o estágio depende do curso em que está matriculado. Verifique a informação sobre seu curso junto à coordenação de estágios ou coordenação acadêmica.

Quem deve pagar o seguro de acidentes pessoais: a empresa ou o estagiário?

O seguro contra acidentes pessoais deverá ser contratado pela Unidade Concedente de Estágio (empresa), cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme fique estabelecido no termo de compromisso. Ou, se for o caso, pelo Agente de Integração que ficou responsável pela regularização do estágio (IEL ou CIEE). É vedada a cobrança de qualquer valor aos estudantes.

Recebo um benefício como bolsista do PIBIC ou Programa de Monitoria Acadêmica. Consegui um estágio pelo qual receberei remuneração. Posso acumular as duas remunerações?

Depende. Se você é bolsista do PIBIC, terá que devolver a bolsa ao programa, pois o aluno assina um documento quando o projeto for aprovado atestando que não recebe qualquer outro tipo de auxílio financeiro.

Se o aluno é monitor de alguma disciplina, vai depender das regras adotadas para a concessão de bolsa de monitoria. Se o programa de monitoria do curso permitir, o aluno pode acumular a bolsa de monitoria e a bolsa de estágio.

Vou começar a fazer meu relatório de estágio. Existe algum modelo padrão? Onde posso consegui-lo?

Sim. Os manuais, modelos e formulários de estágio podem ser encontrados no Portal da Instituição em: Na Prática > Formulários e Manuais.

Solicitar Serviço

 CONHEÇA A BIBLIOTECA

Conhecimento além do que se vê.

Saiba mais

Veja fotos 360 da FAMA

Conheça a faculdade de perto!

Clique aqui

 CONHEÇA A BIBLIOTECA

Conhecimento além do que se vê.

Saiba mais

 CONHEÇA A BIBLIOTECA

Conhecimento além do que se vê.

Saiba mais