Faculdade Fama Menu

Engenharia Mecânica

Compartilhar

O Curso

O curso de Engenharia Mecânica, tem por objetivo formar profissionais com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva capacitada de resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O Engenheiro Mecânico tem uma atuação bastante ampla, pois é o profissional que utiliza os conhecimentos de matemática e física para projetar, construir e operar sistemas mecânicos. Os sistemas mecânicos englobam uma área muito vasta que envolve os órgãos de máquinas, a termodinâmica, a climatização, a termotécnica, a mecânica dos fluidos, a mecânica dos materiais, as máquinas térmicas, entre outras.

Onde está inserida a Engenharia Mecânica

A Engenharia Mecânica está inserida no processo de internacionalização e globalização da economia, com graus crescentes de competitividade, o que leva à clara compreensão por parte dos empresários e profissionais do setor de que a sobrevivência e sucesso das empresas brasileiras passam pelo estudo e prática dos grandes temas ligados ao processo produtivo. Fator adicional é possibilitado pelos avanços tecnológicos, os quais permitem cada vez mais níveis adequados de integração de sistemas, exigindo profissionais com ampla habilitação nas técnicas e princípios da Engenharia Mecânica.

5 áreas em que o engenheiro mecânico pode atuar

Quando o aluno pensa em prestar vestibular para o curso de engenharia mecânica, por mais que ele já tenha ouvido falar do curso ou mesmo conheça alguém da área, ele acaba por se questionar: quais são exatamente as funções de um engenheiro mecânico?

Este profissional conta com a flexibilidade de poder atuar em diversas áreas, como:

Indústria Metalúrgica: na indústria, o engenheiro é responsável por realizar e conduzir projetos, organizar a produção, gerir suprimentos e recursos, comandar equipes e até mesmo gerenciar setores de projeto, podendo chegar, ao longo da carreira, a assumir postos de direção.

Indústria Petroquímica: neste tipo de indústria, o engenheiro mecânico pode desenvolver projetos que envolvam bombeamento, refino, processamento e distribuição de produtos petroquímicos, ser responsável por equipamentos da planta ou atuar na gestão de equipes.

Indústria Automobilística: o engenheiro mecânico ganha espaço na indústria automobilística em praticamente toda a cadeia de produção, indo desde a gestão de produção, passando por projeto de componentes, sistemas de refrigeração, motores, suspensão e carroceria e chegando à gerência de projetos e direção geral.

Bancos: engenheiros são solicitados nos bancos em áreas de análise de investimentos. A característica de forte formação matemática somada à grande capacidade de análise e síntese do engenheiro, torna-o um excelente analista de mercado.

Setor Público: No setor público, o engenheiro mecânico ganha lugar em prefeituras e governos estadual e federal, auxiliando no desenvolvimento regional, através de seus conhecimentos de projeto e gestão e atuando em setores de fiscalização e condução de obras.

Clique aqui e inscreva-se!

Duração

5 anos (3600 horas)

Campus Jaiara
  • Noturno
    De 2ª a 6ª feira
    18h40 às 21h40
    Investimento R$815,07*

    **Valor para pagamento até o dia 10 de cada mês

Coordenação

Prof. Me. Fabrício Nascimento Silva

E-mail: fabricio.silva@faculdadefama.edu.br

Currículo

Matriz Curricular

Matriz Curricular

Engenharia Mecânica - Matriz

 CONHEÇA A BIBLIOTECA

Conhecimento além do que se vê.

Saiba mais

Veja fotos 360 da FAMA

Conheça a faculdade de perto!

Clique aqui

 CONHEÇA A BIBLIOTECA

Conhecimento além do que se vê.

Saiba mais

 CONHEÇA A BIBLIOTECA

Conhecimento além do que se vê.

Saiba mais
Atendimento via chat
Atendimento via chat