Faculdade Fama Menu
Blog

Aqui, você se liga no Na Prática e coloca suas ideias pra funcionar.

21 de agosto de 2018

Vamos falar sobre EMPREGABILIDADE?

Você sabe o que é empregabilidade?

O termo empregabilidade se refere à capacidade do trabalhador em se manter empregável. O conceito está relacionado com a capacitação profissional e com as aptidões do indivíduo para o mercado de trabalho. A empregabilidade está diretamente relacionada com o valor profissional que uma pessoa consegue ter junto ao mercado de trabalho.

Sabemos que o mercado de trabalho está em constante mudança, e o profissional deve estar atento a cada uma delas buscando sempre se atualizar. Um profissional com grande empregabilidade é aquele que conhece suas competências e habilidades e, além disso, sabe como utilizá-las de acordo com a demanda. É possível melhorar seu nível de empregabilidade diante o mercado desejado.

Quer saber como? Leia as dicas de hoje…

  • Buscar constantemente informações referentes às áreas que deseja atuar: cada área de atuação tem uma velocidade de mudança, algumas exigem mais e, para isso, é necessário buscar alguns dados. Por exemplo, no setor contábil onde leis são criadas ou alteradas sem aviso prévio e para isso é necessário estar atento aos órgãos competentes.
  • Atualizar-se com cursos, palestras ou sites/blogs: obter constante aprendizado não é coisa de gente chata, mas sim coisa de profissional que sabe que conhecimento é sempre bom. Atualmente, não é preciso ir muito longe para obter novos conhecimentos, muitos disponibilizam gratuitamente conteúdo de qualidade na web. Basta buscar e se informar.
  • Colocar o aprendizado em prática: não adianta acumular apostilas, certificados e livros/e-books. É necessário executar o que se aprende e aplicar o conhecimento no dia a dia.
  • Aproveite o tempo livre e converse sobre os conteúdos, faça planejamentos para empresas criadas por você, dê nomes às suas ações. Dê força ao seu potencial.
  • Saber exatamente quais são suas qualidades profissionais: que a mentira tem perna curta todo mundo sabe. E como o mercado de trabalho corre demais, ele acaba derrubando aqueles que dizem saber andar e ainda engatinham.

É ótimo ter muito a oferecer, mas só podemos oferecer o que realmente temos.

Conhecer suas habilidades e competências: tenha consciência de quais são as suas, e garanta boa empregabilidade diante o mercado de trabalho, que não se sustenta só com diplomas.

Para te ajudar a entender melhor sobre a empregabilidade, vamos responder algumas perguntas que chegaram até nós.

Pergunta 1. Como me torno uma pessoa empregável?

R: Para que você se torne empregável é necessário buscar aprimoramento de conhecimentos técnicos ou teóricos e também comportamental, porque não basta possuir conhecimentos sobre suas atividades, você deve desenvolver o seu lado comportamental como por exemplo: liderança, iniciativa, determinação, trabalho em equipe dentre outros.

Pergunta 2. Como posso buscar conhecimento técnico ou teórico e comportamental?

R: Em relação ao aspecto do conhecimento procure cursos de atualização e aperfeiçoamento como um curso superior, uma pós-graduação, um curso técnico e bastante leitura sobre sua área. Já em relação ao aspecto comportamental, primeiro, faça uma pesquisa sobre quais competências o mercado de trabalho necessita em relação à função que você desempenha.

Pergunta 3. O que são competências?

R: Competências são compostas por conhecimento, habilidade e atitude. Estes componentes são essenciais para o profissional de sucesso. Então, após a investigação das competências necessárias para sua área profissional. Faça uma relação analisando quais destas competências você possui e quais não possui. De acordo com esta comparação, você desenvolve as competências que ainda não possui.

Pergunta 4. Como posso desenvolver o que não possuo?

R: Comece a treinar no dia-a-dia em qualquer grupo que fizer parte, realize leituras sobre estas competências e, caso seja necessário, procure profissionais para te auxiliar, como psicólogos ou gestores de pessoas. Portanto, não fique parado, comece já a pensar no seu futuro profissional.

Gostou do conteúdo? Assista o vídeo abaixo e aprenda mais sobre o assunto.

 

Laysa Godoi

Analista de Marketing na FAMA, especialista em criação de conteúdo. Apaixonada por mídias sociais e pesquisa. Estou sempre atenta às novidades que envolvem a educação do ensino superior.

Comentários