Faculdade Fama Menu

Aqui, você se liga no Na Prática e coloca suas ideias pra funcionar.

04 de maio de 2018

Trabalhar e estudar: é possível?

Será que consigo trabalhar e estudar?

Você sabia que muitos estudantes ficam na dúvida se vale mesmo a pena estudar e trabalhar ao mesmo tempo? Acredito que até você que está lendo esse texto já se perguntou se vale a pena estudar e trabalhar, não é mesmo?

Algumas pessoas acreditam que o trabalho pode atrapalhar os estudos porém, não é bem assim, dependendo da área que o estudante está, participar de um estágio que tenha a ver com os seus estudos pode ser de grande valia, sem falar da boa ajuda financeira que um estágio garante. Então, é possível sim trabalhar e estudar!

Eu sei que existem estudantes que não precisam trabalhar e, por opção, decidem só estudar, mas a grande maioria dos brasileiros, por necessidade, acabam optando por trabalhar e estudar. Para conseguir unir as duas tarefas é preciso ter disciplina e responsabilidade, dessa forma o estudante não perde e nem fica prejudicado. Incorporando alguns hábitos simples à rotina, fica mais fácil manter o rendimento em ambas as atividades. Confira nossas dicas:

• Seja seu próprio gestor

Para otimizar seu tempo, você deve se tornar seu próprio gestor. É isso mesmo! Tente se imaginar como o dono de uma empresa: você tem diversos departamentos que precisam ser coordenados da melhor forma possível. Quais são as demandas de cada um deles? Aplique isso na sua vida diária: quais são os processos que preciso cumprir para alcançar resultados nos estudos e no trabalho?

É importante entender quais recursos você precisa para atingir esses resultados. Materiais novos? Mais tempo dedicado a uma determinada tarefa? Algum livro específico? Pensar dessa maneira faz com que você entenda sua rotina como uma engrenagem em que o estudo e o trabalho são complementares, e não como atividades competindo pela sua atenção.

• Estabeleça suas prioridades

A partir dessa visão geral da sua rotina, estabeleça o que é prioridade. Pode ser revisar a matéria da próxima prova, em vez de passar mais alguns minutos conversando com os colegas de trabalho. Ou, quem sabe, dedicar-se a uma tarefa solicitada pelo chefe. Sabendo o que deve ser feito primeiro, você não corre o risco de empacar em frente a uma lista de tarefas interminável.

Outra dica: suas prioridades podem mudar a cada semana, e é até saudável que isso aconteça. Sinal de que você está conseguindo equilibrar as tarefas do estudo e do emprego.

• Monte um cronograma de atividades

Assim que definidas suas prioridades, você pode montar um cronograma com as tarefas a serem realizadas primeiro. Divida em dias da semana e, cada dia, em horários. Vale fazer o planejamento em uma folha de papel e colocá-la em um local bem visível, como quarto ou espaço de estudo, ou até mesmo baixar aplicativos que te ajudarão a lembrar. Dessa maneira, você consegue ficar por dentro da sua semana, e fica mais fácil agendar ou adiar compromissos.

• Tenha momentos de lazer

Ter uma rotina atribulada não significa abrir mão dos momentos de descanso. Ao fazer seu cronograma, já inclua os períodos de lazer. Eles são importantes para relaxar e manter sua saúde mental e emocional. Vale o mesmo para atividades básicas, como comer e dormir. Não atropele seu horário de almoço para ficar mais tempo respondendo aos e-mails do trabalho, por exemplo.

• Aprenda a abrir mão de tarefas

Cuide para não assumir mais responsabilidades do que consegue cumprir. Em trabalhos em grupo, por exemplo, aprenda a dividir as tarefas e dedique-se à sua parte. Você não precisa responder pelo trabalho dos outros. O mesmo vale para novos projetos. Se você sabe que não terá tempo para desempenhar funções extras, não se sobrecarregue, ok?

Lembre-se sempre de planejar a sua semana para se dedicar aos estudos e não deixar as tarefas acumularem. Você pode separar alguns minutos por dia ou eleger um determinado período da semana para revisar as matérias.

DICA: Para não chegar cansado às aulas, tire um tempo depois do expediente para relaxar a cabeça. Tente fechar os olhos por alguns minutos e ficar em silêncio, sem mexer no celular. Isso permite que sua mente tenha alguns minutos de trégua e possa se concentrar melhor nas próximas horas de estudo, anotou essa dica? Espero que sim!

Nunca desista dos seus sonhos! Sabemos o quanto é cansativo estudar e trabalhar, mas quando temos um objetivo e sonhos à realizar o sono e o cansaço tornam incentivos para continuarmos.

Até semana que vem!

Clique aqui e saiba como organizar os seus horários de estudo.

Contentools