Entenda o que é teste vocacional e qual a sua importância

Teste vocacional

A decisão sobre qual carreira seguir e qual faculdade cursar é uma das mais importantes da vida. É normal sentir uma pressão para escolher o caminho certo e ter dúvidas no processo. Para facilitar, existe o teste vocacional.

Conhecer mais sobre essa avaliação pode ser determinante para seu futuro.

Continue a leitura e entenda mais sobre sua importância!

O que é o teste vocacional?

O teste vocacional nada mais é que uma espécie de avaliação que indica habilidades e interesses de quem o realiza e relaciona tudo isso com uma profissão

Parece meio complicado? A gente explica!

Basicamente, ele serve para “mapear” do que você gosta e no que se dá melhor. Com esse conhecimento, ajuda a definir qual é o caminho para seguir na carreira, sabe?

Como o próprio nome diz, ele serve para descobrir qual é a sua vocação. Então, costuma ser feito por quem vai prestar vestibular e quer acertar na escolha da graduação.

Como ele funciona?

São dois os tipos principais de testes vocacionais.

O primeiro é a versão rápida e que é encontrada até online. Você responde um questionário e, com base nas respostas e no seu perfil, são apresentadas algumas áreas.

Já o tipo “completo” faz parte da estratégia de orientação vocacional ou profissional. Ele é aplicado por um psicólogo, que utiliza métodos consolidados.

Nesse caso, você recebe um apoio completo para entender de verdade o que tem a ver com você.

Qual é o melhor? Não tem! Cada um tem uma forma de atuar e os dois ajudam a mostrar novos caminhos. Então, é possível fazer qualquer um deles, combinado?

Quais são os benefícios de fazer um teste vocacional?

Mas, afinal, por que você deveria se preocupar em realizar essa avaliação? O motivo é simples: ele é repleto de vantagens!

Pode parecer fácil apenas responder a algumas questões, mas o resultado delas fará toda a diferença na sua carreira. Quer ver? Descubra!

Ajuda a acertar na escolha do curso de graduação

Tá fácil descobrir o primeiro grande benefício, né? Com o teste vocacional, você tem uma ajudinha extra para selecionar o curso de graduação do jeito certo.

Afinal, é possível conhecer habilidades e interesses e em quais carreiras você poderá aplicar tudo isso.

Isso é muito importante para aumentar as chances de sucesso quanto à decisão.

Então, há menos riscos de você começar um curso e ter que trancá-lo porque não era o que você esperava, por exemplo.

Teste vocacional - futuro

Orienta e tira dúvidas de quem gosta de mais de uma área

A menos que você seja o tipo de pessoa que sempre quis seguir uma profissão desde criancinha, é normal desenvolver tantos interesses que surgem várias possibilidades.

Afinal, temos tantos gostos e habilidades que, na hora de escolher, corremos o risco de querer abraçar o mundo, né?

Se esse for o seu caso, o teste vocacional pode ajudar. Ele alinha expectativas e mostra com qual carreira o seu “match” é maior. Assim, há como tirar dúvidas e escolher a alternativa certa.

Apresenta novas possibilidades profissionais

Muita gente tem habilidades que são verdadeiros tesouros escondidos, sabia? Não é raro que alguém tenha alguns talentos que nem sequer conhece ou sabe que são importantes.

O teste vocacional pode servir como um mapa para encontrar outras capacidades, novos interesses e possibilidades profissionais que você nunca nem imaginou.

Às vezes, a carreira certa está bem debaixo do seu nariz e você apenas ainda não percebeu. Uma ajudinha cai bem nessa hora!

Melhora o seu autoconhecimento e o planejamento

Outro ponto essencial é que fazer esse teste é uma forma de se conhecer melhor e de entender quais são as suas expectativas profissionais.

Esse é um verdadeiro mergulho no seu interior e mexe até com sentimentos, expectativas e vontades sobre a carreira.

Na hora de dar um passo importante, conhecer tudo isso é fundamental.

Inclusive, um bom teste servirá para planejar melhor sua profissão, qual caminho deseja seguir e como você pode chegar mais longe.

Redução das pressões externas

Vamos falar a verdade: quantas vezes você já tomou uma decisão por causa da pressão da família ou dos amigos?

Tudo bem, talvez você já quisesse fazer aquilo mesmo, mas esses fatores externos também o empurraram nesse caminho.

Com esse teste vocacional, você vai deixar de lado essas vozes externas e passará a ouvir o que realmente quer. É um passo importante rumo à satisfação profissional, né?

Teste vocacional: um aliado para seu futuro

Fazer um teste vocacional é fundamental para tomar a decisão certa rumo ao seu futuro. Por isso, é essencial investir nessa alternativa se você não quiser errar!

Quer mais dicas de carreira? Curta a nossa página no Facebook e nos siga no Instagram para não perder nada!