4 técnicas de memorização que vão melhorar sua vida!

Técnicas de memorização

O dia a dia de um estudante universitário é repleto de desafios. Afinal, há uma grande quantidade de matérias para dar conta a cada semestre. Para conseguir bons resultados, vale investir nas técnicas de memorização.

Elas são essenciais para que você consiga reter o que aprende em sala de aula.

Além de melhorar o desempenho nas provas, é ideal para ficar por dentro do que é importante sobre a profissão.

Na sequência, veja quais são 4 técnicas de memorização que merecem a sua atenção!

Técnicas de memorização úteis para você

1. Defina horários de estudo

Criar uma rotina é essencial para render mais e até para memorizar o que foi estudado.

Para acertar em cheio, vale a pena determinar alguns horários específicos para realizar a tarefa.

Escolha momentos em que você estiver desperto e concentrado. Isso depende do seu relógio biológico, então conheça bem o seu corpo. Separe tudo o que for necessário e comece a estudar.

Estude no mesmo horário

Um truque interessante consiste em estudar sempre no mesmo horário. Isso faz com que seu corpo “aprenda” que é o momento de se concentrar. Além de render mais, terá maior facilidade para memorizar.

Estude logo a matéria após a aula

Em vez de deixar tudo para a véspera da prova, revise a disciplina com frequência. O ideal é revisar, a cada dia, a matéria aprendida. Isso garante que as aulas estejam fresquinhas na memória e faz com que você tenha mais facilidade para guardar.

2. Anote tudo que for relevante

Por falar nas aulas, elas são essenciais para que absorva conhecimentos e se lembre deles.

Sabe qual é o melhor jeito de aproveitá-las ao máximo? Anotando tudo o que for relevante.

Durante a aula, tome notas não só do que está na apresentação ou nos livros.

Registre o que o professor falar, pois muitas dicas são valiosas e não estão em nenhum outro lugar.

Abuse dos esquemas visuais

Fazer resumos funciona para o seu estilo? Isso é ótimo, mas é possível potencializar ainda mais o aprendizado.

Basta criar esquemas visuais, como mapas mentais e diagramas.

Você aprende duas vezes: enquanto faz e depois quando revisa!

Use os flashcards

Os flashcards estão entre as melhores técnicas de memorização.

Você só precisa incluir perguntas e respostas sobre um tema, cada uma de um lado do cartão. Depois, é só revisar os cartões (flashcards) todos os dias, até memorizá-los.

Técnicas de memorização - materiais

3. Repita exercícios

A teoria é importante, mas apenas ela não é suficiente. Por isso, é indispensável realizar exercícios para que o aprendizado realmente se consolide.

Como o objetivo é memorizar, vale investir na repetição.

Faça vários exercícios parecidos até fixar como solucioná-los — especialmente, na área de Exatas. Também é possível retomar a exercícios feitos anteriormente para testar se você memorizou.

Utilize questões de provas passadas

Outra boa forma de repetir os exercícios é ao usar opções que estiveram presentes em provas passadas. Vale até perguntar ao professor o que ele recomenda para ter uma ideia do grau de dificuldade e sobre as necessidades de memorização.

Avalie exercícios comentados

Também é interessante fazer exercícios comentados, antes de ver a resposta. Depois, compare a sua resolução com aquela proposta pelo material.

Se houver algum erro, você saberá exatamente onde está a dificuldade.

4. Isole-se para evitar distrações

É quase impossível estudar diante das distrações. Imagine, então, decorar aquela matéria complicadinha se não puder se concentrar. Não dá, né?

Por isso, o ideal é se isolar para evitar distrações.

Escolha um ambiente calmo, como a biblioteca ou o seu quarto. Se estiver com outras pessoas, peça a colaboração para que você possa se concentrar, combinado?

Tome cuidado com o celular

O celular é uma grande fonte de distrações, com seus aplicativos e suas notificações. Para não cair nessa armadilha, deixe-o desligado ou no silencioso.

Se puder, desative os alertas de mensagens e de outros tipos de aplicativo.

Use fones de ouvido a seu favor

Quer estudar em outro lugar movimentado? Aposte nos fones de ouvido.

Se eles forem do tipo que cancelam barulhos externos, melhor ainda. Para tocar, escolha músicas sem letras ou de concentração, pois isso fará a diferença!

Técnicas de memorização: turbine seus estudos

Com essas técnicas de memorização, você não vai mais “ter um branco” no meio da prova.

Além de tudo, vai conseguir se lembrar dos conceitos importantes para a sua rotina profissional!

Acompanhe outras dicas como essas! Curta a nossa página no Facebook e fique de olho nas publicações.