Faculdade Fama Menu
Blog

Aqui, você se liga no Na Prática e coloca suas ideias pra funcionar.

19 de abril de 2018

Quero ser funcionário público, o que devo estudar?

Funcionário Público

Já Pensou em se Tornar um Funcionário Público…

Entender o que é concurso público, as atividades de um funcionário público, quais os principais procedimentos, vantagens e dificuldades nessa carreira é essencial.

Prestar um concurso, ficar bem colocado e conseguir uma vaga em organizações federais, estaduais e municipais é um sonho para muitas pessoas que pensam na estabilidade financeira e demais benefícios dessa função no Brasil.

A economia brasileira vem passando por  tempos difíceis, logo, ter uma função reconhecida e consistente é sempre atrativo, por isso muitas pessoas dedicam tempo, dinheiro e demais investimentos para se tornarem funcionário público e garantir estabilidade.

Se você se interessou pelo assunto, continue lendo o texto e esclareça todas as suas dúvidas. 

Vamos lá!

Como funciona o concurso público?

Concurso público tem por objetivo avaliar candidatos concorrentes a um cargo efetivo de uma entidade governamental da nação. Apesar do processo, geralmente, ser preparado por empresas especializadas, a responsabilidade da avaliação dos serviços cabe às áreas de Recursos Humanos legalmente designadas.

Os concursos são exigidos para avaliar a competência dos candidatos relativos ao cargo pelo qual estão concorrendo e também para evitar que políticos ocupando cargos eletivos usem de sua influência para fornecer empregos públicos a parentes e conhecidos, desrespeitando assim os princípios da igualdade e da isonomia.

Se você está pensando em prestar um concurso público pela primeira vez, é muito importante que seja esclarecido como funciona o concurso para que você não seja enganado e cometa erros. A primeira etapa, sem dúvidas, é ler todo o edital do concurso que você irá prestar. Quando é lançado um concurso, seja na sua cidade ou em outros estados, sempre são disponibilizadas diversas vagas em áreas distintas, desde advogado à motorista, de médico a professor e para cada uma dessas funções há especificações e particularidades que são descritas no edital, e isso vale também para as regras gerais do concurso.

A partir do momento em que você finaliza a leitura desse documento com muita atenção, tudo fica mais claro e dá para decidir se você deve ou não realizar a prova. Infelizmente, muitas pessoas acham que ler o edital é perder tempo, mas você é esperto e não vai cair nessa cilada. Pensar que o edital é burocrático, maçante e com muita informação pode ser muito prejudicial porque você pode deixar de conhecer alguma norma e ser surpreendido, tanto na hora da prova quanto na nomeação, caso seja aprovado. Então, anota essa dica: sempre leia o edital.

Se você se sente preparado para prestar um concurso é extremamente importante você ter foco bem definido, verificar se a vaga é para sua área de formação ou algo próximo, para que tenha a total noção de como será o trabalho. Vale lembrar que não adianta prestar qualquer concurso sendo que, ao começar na função, ela te desmotiva e não tem nada a ver com suas habilidades. Lembre-se que você será testado sempre e deve apresentar bons resultados, combinado?

Com essa definição, fica mais fácil encontrar os concursos de interesse em qualquer lugar do país e começar a rotina de estudos, seja por livros, guias ou cursinhos para concurso . Assim, na hora da prova, você domina determinados assuntos e consegue se destacar.

Quais as vantagens em ser funcionário público?

Há muitas vantagens quando se trata do funcionalismo público, por isso, milhões de pessoas enxergam nessa carreira o sonhado sucesso. De fato, o que mais chama atenção é o salário e também a estabilidade, algo que atrai muito os concurseiros.

O horário também faz diferença em muitos cargos. Há opções em que não é preciso seguir as bases gerais do setor privado. Em grande parte, os servidores trabalham seis horas diárias, ao contrário das oito horas convencionais.

Ser um funcionário público também garante o benefício de uma boa aposentadoria acima da média de um trabalhador comum. O teto é maior e, em muitos casos, o servidor recebe o mesmo valor de salário quando exercia sua função. Outra vantagem é que o aposentado também está livre para prestar um novo concurso e, caso passe, pode acumular seu novo salário com a remuneração a que tem direito.

Quais são as qualificação necessárias para ser um funcionário público?

Existe um mito bem comum, as pessoas imaginam que os empregados do setor público não são capacitados e não devem se capacitar para exercer as suas atividades e progredir na carreira. Muito pelo contrário, pois para se garantir estabilidade há uma grande necessidade com a qualificação. O Princípio de Eficiência é a avaliação obrigatória que devem passar, segundo critérios da legislação vigente descrita na Constituição Federal de 1988, para que consigam a estabilidade e estejam atualizados acerca de sua área de atuação.

É importante garantir que os profissionais já efetivados também sigam esse padrão e continuem se aperfeiçoando em meio a diversos assuntos. Os cursos livres e de especialização são ideais para fazer a diferença em seu cargo e elevar o status do funcionalismo público.

Clique aqui e conheça alguns cursos livres e de especialização.

Apostar nos cursos profissionalizantes e de especialização são ótimas propostas tanto para a formação profissional quanto para prestar um serviço excelente, pois um funcionário público deve sempre estar disposto a mudar realidades, orientar e auxiliar as pessoas em pontos que facilitarão sua vida e o cumprimento de seus direitos.

E o que devo estudar? 

Agora que você já sabe o que é um funcionário público, como funciona um concurso e demais detalhes, confira algumas dicas que separamos. 

  • Estudar a Língua Portuguesa (pontuação, acentuação, análise sintática, morfologia e redação). 
  • Estudar as Legislações (como Direito Administrativo, Direito Constitucional, Teoria do Estado, Conceito Constitucional, leis específicas da Constituição Federal de 1988, etc).
  • Faça cursos livres e fique por dentro de vários temas da atualidade.
  • Os cursos a distância também podem te ajudar tanto na fase preliminar de estudos quanto para a efetivação e atualização geral no cargo, se for um cargo específico, estude tudo o que o cargo exige.
  • Se você optou em ir para cursinhos presenciais, pesquise bem, opte por uma boa instituição!
  • Informe-se, tire todas as dúvidas e comece a pensar em sua carreira e seu futuro, você verá que a preparação faz toda a diferença.
  • Leia, leia bastante! Quando estiver achando que já estudou tudo. Estude mais um pouco, assim você estará bem preparado para a prova.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e esteja feliz em saber mais sobre o funcionalismo público.

Qualquer dúvida, deixe o seu comentário!

Até a próxima!

Laysa Godoi

Analista de Marketing na FAMA, especialista em criação de conteúdo. Apaixonada por mídias sociais e pesquisa. Estou sempre atenta às novidades que envolvem a educação do ensino superior.

Comentários