Faculdade Fama Menu
Blog

Aqui, você se liga no Na Prática e coloca suas ideias pra funcionar.

03 de outubro de 2018

Qual curso fazer na Faculdade?

Qual curso fazer?

Finalmente chegou a hora de escolher qual curso fazer e, consequentemente, a sua carreira. Falando assim parece tão simples, não é mesmo? O que muita gente não sabe é o sofrimento que muitos estudantes enfrentam ao se deparar com essa questão antes mesmo de concluir o ensino médio.Definir, tão jovem, a profissão que deseja seguir o resto da vida não é tão simples quanto parece. Há aqueles estudantes que já possuem isto definido desde muito cedo, por se espelharem na carreira dos pais ou mesmo por já se identificarem com a atuação do curso. Contudo, é bem comum que outros tantos fiquem em dúvida e, até mesmo, angustiados com a decisão que precisa ser tomada.

A verdade é que não existe mágica, nem fórmula e muito menos receita para escolher o curso superior certo. Se existisse, com certeza, não teríamos tantas desistências e frustrações no meio do caminho decorrentes de falta de identificação com determinada área. A desinformação e ausência de opinião própria, em alguns casos, levam muitos estudantes a escolherem erradamente seu curso. As influências de amigos e familiares também ocasiona essas desistências futuras.

Antes de tomar essa decisão definitiva, pergunte-se: qual é a área que mais me atrai? Qual das coisas que eu faço no meu dia a dia me traz mais satisfação? O que faço bem? Para só no final se perguntar: qual curso fazer? Hoje, com tantas opções de ofertas de cursos em diversas áreas é quase impossível não se identificar com alguma.

Para auxiliá-lo nessa jornada rumo à escolha certeira do curso superior, elaboramos este post com algumas dicas, o que cada curso realmente faz e quais são os cursos que a Faculdade Fama oferece e um pouco do que você estudará no curso. Certamente essas dicas farão a diferença no seu futuro. Quer ser assertivo na sua tomada de decisão?

Então continue lendo e veja como determinadas atitudes podem contribuir para a escolha correta em sua graduação e como é importante conhecer tudo sobre o curso para que a sua decisão seja afetiva.

Antes de definir qual curso fazer, pesquise sobre a sua atuação no mercado de trabalho

É interessante que você busque saber mais sobre como é a atuação profissional de cada um desses cursos após finalizado, ou seja, a atuação e aplicabilidade dos mesmos no mercado de trabalho.

O que se faz, onde estão concentradas as melhores vagas, a média salarial, carga horária, leque de áreas de atuação e etc, são alguns dos itens importantes a serem pesquisados.

Conheça as diferenças nas formações: técnico, tecnólogo, licenciatura ou bacharelado.

A primeira dica é você se inteirar sobre os diferentes tipos de formações existentes, que poderão fazer a diferença no seu futuro profissional. Analise se o curso mais adequado aos seus objetivos é:

  • um bacharelado;
  • uma licenciatura;
  • um tecnólogo;
  • ou um curso técnico.

Se for um bacharelado, ele dará a você o título de bacharel, se tornando um profissional generalista, com sólidos conhecimentos nos fundamentos de sua futura área de atuação.

Caso seja uma graduação de licenciatura, você estará preparado para atuar como professor do ensino fundamental, médio ou técnico.

Já o grau de tecnólogo, vai preparar você para ser um profissional que vai atuar em ramos específicos de uma profissão, como técnico em química, mecânica ou elétrica.

São pontos que merecem uma devida atenção. Portanto, pense bem em que situações profissionais você pretende estar inserido no mercado de trabalho. Uma boa dica é analisar o que você quer para sua vida:

  • Pretende atuar como professor?
  • Em indústria?
  • Com pesquisa?
  • Na prestação de serviços?

Enfim, é preciso ter um olhar geográfico para não errar na escolha.

Entenda a diferença entre curso técnico, tecnólogo, licenciatura ou bacharelado.

Passo importante: conheça a grade curricular do curso que pretende escolher

Outra orientação muito importante é não se esquecer de avaliar as grades curriculares, pois através delas serão apontadas o que viverá em sala de aula durante a sua formação, mostrando pra você as matérias que estarão presente durante todo o curso.

Analisando a grade, você poderá se interessar ainda mais pelo curso ou logo se desencantar por ele, por só apresentar disciplinas que não têm nada a ver com você, assim você poderá escolher outro curso. O bom é saber que existe uma infinidade de cursos e profissões e que um deles pode ser a sua, isso não é desculpa para falar: não sei qual curso fazer.

Mas se você ainda não se sentir muito preparado para este momento de decisão e não tiver decidido por qual curso fazer, continue lendo e pesquisando tudo o que for preciso para não se decepcionar.

  • Dica 1: assista aos vídeos e depoimentos no Youtube de pessoas que já fizeram o curso, qual o feedback e o que acharam.
  • Dica 2: verifique quais matérias mais o atraem, ou atraíam, no ensino médio, nas áreas de humanas, exatas ou biológicas. Trata-se de um bom indicador no momento de definir o curso de graduação, já que é preciso ter uma identificação com a grade curricular que virá pela frente.

Ou seja, se você é fã de Língua Portuguesa e Redação fique bem longe dos cursos de exatas, como as engenharias ou física. Que tal cursar Jornalismo ou Direito? Portanto, analise criteriosamente a grade antes de definir o seu futuro!

Já conhece as suas habilidades? Leve-as em conta.

Se conhecer é fundamental para não errar na hora de escolher qual curso fazer. Independente da sua idade é bom você observar o que mais te atrai:

  • Quais são os seus gostos?
  • Como é a sua personalidade?
  • Tem interesse em montar e desmontar equipamentos?
  • Quais brincadeiras mais o empolgavam na infância?
  • Você é extrovertido ou mais tímido?
  • Escreve bem?
  • Gosta de fazer cálculos?

Esses são indicadores para você conhecer profundamente suas habilidades.

Afinal, ao terminar o curso superior, suas atividades profissionais poderão estar totalmente sintonizadas com o que foi visto ao longo dos últimos anos, ou seja, o ideal é você fazer curso que tenha ligação com as suas potencialidades pessoais.

Essa é uma boa maneira de evitar a frustração no mercado de trabalho, o que leva muita gente a mudar radicalmente a vida em um determinado momento em razão da busca pela satisfação pessoal e profissional.

Pense nos seus sonhos e desejos do futuro…

A gente sabe que na vida quase tudo depende de dinheiro, não é mesmo? Então, no momento da sua escolha nada melhor do que analisar os seus desejos antes de escolher o curso. Claro, a satisfação pessoal é muito importante, mas o que você quer para a sua vida? Você tem filhos e pretende manter o laço familiar sempre como uma prioridade? Tem no sangue uma extrema vontade de alfabetizar crianças ou de desenvolver a arte de ensinar?

Como todas as profissões têm seus prós e contras, observe muito bem os seus desejos neste momento tão importante da sua vida. Onde você pretende estar daqui a dez anos?  Ganhando quanto? São perguntas que merecem um carinho na análise, sempre com o objetivo de fazer com que a sua profissão contribua com a realização dos seus sonhos e desejos de vida.

Converse com profissionais da área…

Como disse anteriormente é muito importante conversar com pessoas da área. Como a formação universitária possui uma divisão entre aulas teóricas e práticas, uma dica valiosa é conversar com profissionais da sua área preferida antes de definir qual curso fazer.

Que tal visitar uma clínica odontológica e verificar como trabalham os dentistas? Ou em uma redação para conhecer o trabalho dos jornalistas?

Enfim, vá atrás da informação. Certamente, ao se apresentar contando sobre suas pretensões, os profissionais serão solícitos em ajudar. Você pode também conversar com amigos e familiares que atuam na sua área de interesse.

Mantenha a calma!

E se mesmo depois de todas estas dicas você ainda está em dúvida sobre qual curso fazer, não se desespere! A impulsividade pode ser uma grande inimiga neste momento.

A orientação é sempre manter a calma. Afinal, mesmo tendo conversado com profissionais e pesquisado sobre a área pretendida, é o dia a dia que vai confirmar ou não se a sua escolha foi acertada.

O importante é que você precisa tomar decisões alicerçadas em sua consciência e de acordo com o seu perfil e estilo de vida.

Faça uma análise da Instituição

Além de conhecer a grade curricular, a profissão e tudo que está ao redor da sua futura carreira, é preciso ainda verificar a instituição de ensino escolhida.

Veja se os professores têm formações adequadas. Analise se a faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e se conta com uma biblioteca para empréstimos de livros físicos ou digitais.

A Faculdade FAMA possui 50 mil m² de área com amplas salas de aula, laboratórios completos e modernos, biblioteca e área de convivência para maior interação entre os alunos dos mais variados cursos. O corpo docente é composto por profissionais dinâmicos e experientes, comprometidos com o ensino de qualidade e 100% dos cursos receberam nota 4 no MEC (conceito de 1 a 5), ou seja, são cursos “Muito Bons”.

Que tal um teste Vocacional?

Outra dica que pode ser bem útil para você no momento da sua decisão em qual curso fazer  é a realização de um teste vocacional, caso a dúvida permaneça após todas as análises pessoais. Trata-se de um recurso psicológico que apresenta algumas possibilidades de acordo com a sua personalidade.

Será que você é das áreas de humanas, exatas ou biológicas? Clique aqui e descubra com o nosso QUIZ.

Fez o Quiz? Se identificou em qual área? Separamos pra você os cursos que a Faculdade FAMA oferece por áreas. Confira e faça a escolha certa!

Veja algumas opções de qual curso fazer

Na área de Humanas

Administração

O curso de Administração da Faculdade Metropolitana de Anápolis  – FAMA – proporciona uma visão global da atividade administrativa e mercadológica. Os alunos saem capacitados para o domínio teórico e prático de instrumentos e estratégias de mercado.

O foco do curso está na formação de profissionais competentes, capacitados, inovadores e éticos,  prontos para  assumir o gerenciamento em diversas atividades do mercado.

O profissional será capaz de apoiar, conduzir e criar planos empresariais competitivos e tecnológicos. O curso de Administração busca sempre oferecer um ambiente inovador, despertando o perfil de gestão e liderança para lidar com os desafios do mundo globalizado.

A graduação em Administração com duração de 4 anos, oferece diversas oportunidades aos que escolhem essa área. O profissional pode atuar no setor de serviços, nas consultorias, nas empresas da área de turismo e lazer ou nas instituições de ensino e educação.

As áreas que mais requisitam o administrador são a administração geral, recursos humanos, finanças, logística e comercial. Em Anápolis, a demanda por esse profissional é constante já que a cidade se destaca no cenário nacional como pólo industrial, logístico e universitário.

Qual curso fazer? Já pensou você formando como Administrador?

Design de Interior

O Tecnólogo em Design de Interiores elabora, planeja e acompanha a execução de projetos de interiores de espaços residenciais, comerciais, institucionais, promocionais e em vendas especializadas. Atua em escritórios de arquitetura, de design de interiores, estabelecimentos comerciais ou móveis de decorações. Pode optar em ser um prestador de serviços e ter ou não vínculo empregatício e trabalhar individualmente ou em equipe.

O curso de Design de Interiores da Faculdade FAMA tem duração de 2 anos e  oferece ao aluno conhecimento adequado para lidar com ferramentas digitais e aplicativos de simulação de vários tipos de ambientes.

O profissional de Design de Interiores pode trabalhar em escritórios de arquitetura, construtoras e incorporadoras. Atuar em empresas de decoração e lojas de móveis, além de poder organizar eventos. Há também a possibilidade de empreender e  atender diretamente os clientes individuais que buscam decoração residencial ou comercial.

Qual curso fazer? Quem sabe sua vocação é ser um Designer….

Direito

É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em Direito.

O curso de Direito com duração de 5 anos, tem com o objetivo preparar o estudante para o mercado de trabalho, abordando as principais áreas da profissão, como Ciência Política, Direito Civil, Antropologia e Sociologia Jurídica, Direito Ambiental, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Empresarial, Direito Processual Civil e Penal, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Tributário, entre outras, com ênfase na prática.

Ao longo do curso o aluno pode contar com professores atentos ao seu aprendizado e, também, com aulas práticas a partir do 6º período.

Qual curso fazer? Que tal se tornar um Advogado ou Juiz?

Gestão Pública

O Curso de Tecnologia em Gestão Pública com duração de 2 anos, forma tecnólogos para trabalhar na administração de órgãos e serviços públicos. Seu principal campo de trabalho está em ministérios, secretarias e agências federais, estaduais ou municipais. Áreas como saúde, educação, assistência social, habitação e cultura também é um campo.

Nessas instituições, o administrador elabora, coordena e avalia políticas que têm como objetivo atender a demandas coletivas. Ao elaborar uma política pública, ele estabelece seus objetivos e suas diretrizes.

Organizar a infraestrutura, a logística e a operação em campanhas de vacinação ou de construção de moradias são exemplos de atividades da alçada desse profissional.

Apesar de o principal nicho de mercado estar no setor público, o profissional encontra oportunidades em associações sem fins lucrativos, como organizações não governamentais (ONGs), ou em empresas privadas, na articulação de ações em parceria com o governo.

Qual curso fazer? Que tal Gestão Pública?

Gestão Comercial

O curso de Tecnologia em Gestão Comercial da FAMA com duração de 2 anos oferece conhecimentos em administração, economia, ética e contabilidade. Além disso, o aluno estuda estratégia e promoção de vendas, gestão financeira, sistemas de crédito, negócios eletrônicos, pesquisas de mercado, negociação, custos e logística.

A área de vendas é muito importante para as empresas e, mesmo em tempos de crise, o mercado está sempre à procura de profissionais que compreendem as mudanças no perfil do consumidor.

O gestor comercial pode atuar como vendedor, representante comercial, gerente comercial e diretor comercial em empresas diversas.

Qual curso fazer? Que tal se tornar um Gestor Comercial?

Gestão de Recursos Humanos

O profissional graduado em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos está apto a desenvolver e gerenciar planos de carreira nas empresas, analisar estratégias institucionais, elaborar planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal.

É sua função administrar as potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da empresa. Isso proporciona uma adequada qualidade de vida para os trabalhadores e consequentemente o desenvolvimento da organização.

O enfoque do curso está na formação de profissionais competentes, inovadores e éticos, capacitados para assumir o papel gerencial.

Durante o curso na Faculdade Metropolitana de Anápolis que tem duração de 2 anos, o aluno tem acesso a aulas teóricas, práticas e específicas. As teóricas acontecem em salas de aula e em visitas técnicas. As práticas acontecem nos Laboratórios e empresas parceiras.

Qual curso fazer? Que tal Gestão de Recursos Humanos?

Jornalismo

Gostar de ler, ter o senso crítico, o domínio no português e algumas técnicas de redação é primordial para o profissional de Jornalismo.

Uma das principais missões do profissional da área é acompanhar as notícias do dia a dia, ter uma visão do todo, realizar análises e, principalmente, se preocupar com o que acontece em todo mundo buscando sempre a verdade dos fatos, isso é essencial.

O profissional formado no curso de Jornalismo é responsável por buscar, investigar, redigir e transmitir notícias, através dos meios de comunicação. Além disso, a participação do Jornalista em processos de produção de notícias como a investigação, apuração, organização, resumo e a redação é primordial ao passar a notícia com realismo.

O curso de Jornalismo da Faculdade FAMA, tem duração de 4 anos. 

Qual curso fazer? Que tal Jornalismo?

Logística

O curso mescla disciplinas de Ciências Exatas, como estatística e matemática, e de Sociais Aplicadas, como administração e marketing.

A maior parte do currículo traz matérias específicas da área, como: legislação aduaneira, comércio exterior, gestão da qualidade, modais de transporte e logística internacional. O trabalho de conclusão de curso é obrigatório e algumas escolas pedem a realização de estágio.

Qual curso fazer? Que tal Logística?

Pedagogia

É a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores.

Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino.

Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. O curso tem duração de 4 anos.

Qual curso fazer? Que se tornar um(a) pedagogo(a)?

Serviço Social

O profissional dessa área busca o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade. O assistente social trabalha com a questão da exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos.

Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a reintegração dos marginalizados. Em órgãos públicos, formula projetos e políticas que atendam aos segmentos excluídos da sociedade. O curso tem duração de 4 anos.

Qual curso fazer? Que tal Serviço Social?

Nas áreas de Exatas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais capazes de desenvolver, analisar, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação para diversos setores de atividades.

O estudante adquire uma base teórica sólida e uma intensa vivência prática na programação de projetos de computação. Ao final do curso, se qualifica para a criação de sistemas informatizados, com conhecimento de programação dos mais diversos tipos e linguagens operacionais. Para isso, gostar de cálculos e ter raciocínio rápido e lógico são fundamentais.

Apesar de parecido com Sistemas de Informação, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferece ao aluno uma experiência mais intensa na resolução prática de problemas. Além disso, o curso tem duração de  2 anos e meio.

Com a informatização de praticamente todos os setores da economia, a presença do profissional de informática e computação tornou-se imprescindível. No mercado de trabalho, ele pode atuar em empresas do setor público e privado, como empresas de Tecnologia de Informação (TI) e de telecomunicações.

É importante que o profissional se mantenha atualizado sobre as linguagens de programação e os ambientes operacionais. Na verdade não faltam meios para que você saiba qual curso fazer seja de forma consciente e certeira.

Qual curso fazer? Desenvolver sistema é sua praia? Quem sabe!

Arquitetura e Urbanismo

A Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Metropolitana de Anápolis forma profissionais inovadores, criativos e determinados. As técnicas ensinadas buscam excelência estética, funcional, construtiva, segurança e conforto. Na FAMA o estudante desenvolve seu aprendizado de acordo com realidade e campo de atuação profissional do arquiteto urbanista.

As disciplinas são direcionadas sob a orientação de professores atualizados e com experiência profissional. Com experiências comprovada nas áreas de construção civil, planejamento urbano, mobilidade e transporte. As disciplinas são organizadas e elaboradas para proporcionar um conhecimento aplicado nas práticas de planejamento e projeto.

Tudo isso visando uma formação qualificada do profissional arquiteto urbanista para lidar com as complexidades que as cidades brasileiras apresentam.

Qual curso fazer? Quem sabe ser uma Arquiteto(a).

Engenharia de Produção 

O curso de Engenharia de Produção da Faculdade FAMA, forma profissionais capazes de gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, com o objetivo de aumentar sua produtividade e rentabilidade. Ao final do curso, o aluno terá uma sólida formação multidisciplinar que o capacitará a adaptar-se rapidamente às situações particulares que possa encontrar nas empresas.

O engenheiro de produção é um profissional muito importante para organizações e setores econômicos que buscam maior competitividade. Ele aponta, elabora e resolve questões dos sistemas de produção de bens e serviços.

No mercado de trabalho, o profissional de Engenharia de Produção, pode atuar em quaisquer organizações produtivas, como hospitais, bancos e empresas industriais. O curso tem duração de 5 anos.

Qual curso fazer? Engenheiro de produção pode ser a sua profissão…

Engenharia Mecânica

O curso de Engenharia Mecânica da Faculdade FAMA, com duração de 5 anos forma profissionais capazes de executar procedimentos que envolvam projeto, fabricação, operação e manutenção de máquinas, equipamentos e sistemas mecânicos.

No mercado de trabalho, o engenheiro mecânico atua em diversas indústrias, entre elas as de automóveis, aeronáutica e naval. O graduado na área também está em empresas do setor de energia, de consultoria de projetos industriais, em universidades e centros de pesquisas.

O profissional de Engenharia Mecânica precisa dominar ao menos uma língua estrangeira, saber trabalhar em equipe, ter raciocínio rápido e conhecimentos sólidos nas Ciências Exatas.

Qual curso fazer? Gosta da área de mecânica? Esse curso é pra você!

Gestão Financeira

O curso de Tecnologia em Gestão Financeira da FAMA, com duração de 2 anos oferece ao aluno conhecimentos sobre fundamentos das finanças, administração, contabilidade, estatística, matemática financeira, mercado de capitais, gestão de investimento, capital de giro e formação de preços.

A grade curricular ainda contempla aulas de direito empresarial, ética, legislação tributária e comportamento organizacional.

O tecnólogo trabalha em diversos setores da economia, fazendo análise de investimentos, controle financeiro e montagem de orçamentos. O profissional pode atuar na área financeira e contábil de pequenas e médias empresas, em bancos e instituições financeiras. Também pode seguir carreira como consultor financeiro pessoal.

Na região Centro-Oeste, o profissional é requisitado, principalmente, por empresas do agronegócio e, especificamente, em Goiás e Minas Gerais, por fabricantes de automóveis e de autopeças.

Qual curso fazer? Finanças pode ser o caminho para você, vem!

Nas áreas Biológicas 

Ciências Biológicas

A Biologia é o campo do conhecimento que estuda os seres vivos. O bacharel é capaz de fazer análises sobre a interação desses seres. O biólogo tem a formação bastante diversificada e pode tomar vários rumos após a graduação: pesquisas científicas em laboratório ou de campo, magistério, meio ambiente, técnicas de controle de pragas, etc.

Durante os quatro anos de curso, o aluno estuda Anatomia, Física, Biologia Matemática, Geologia e Paleontologia, Zoologia, Microbiologia, Botânica, Ecologia, Citogenética, Histologia, Evolução, Parasitologia, Biotecnologia, etc. A graduação oferece as duas modalidades: bacharelado e licenciatura.

Qual curso fazer? Quem sabe se tornar um Biólogo não seja a profissão dos seus sonhos…

Biomedicina

O biomédico é o profissional que vai estudar, em laboratório, as doenças que atacam os seres humanos. Por meio dessas análises, ele descobre as causas, os antídotos, maneiras de prevenir e os tratamentos. O bacharel também faz análises ambientais, de alimentos, etc. Atua em vários segmentos de análises laboratoriais: materiais genéticos, estruturas de células, dos organismos, vírus, bactérias, parasitas, venenos e etc.

O curso tem duração de 4 anos com matérias, como: Química Orgânica, Analítica e Inorgânica, Bioestatística, Biossegurança, Genética, Microbiologia, Radiobiologia, Biologia Celular, Molecular, Bioquímica, Farmacologia, Análises Ambientais, Patologia, Ecologia, Epidemiologia, Imunologia, entre outras.

Qual curso fazer? Quem sabe Biomedicina!

Educação Física

O profissional de Educação Física é responsável pelas atividades físicas, bem como a preparação de pessoas para executá-las. Ele treina atletas de todas as categorias para competições esportivas, orienta indivíduos durante a ginástica laboral, etc.

A Faculdade tem duração de 4 anos e o aluno cursa disciplinas como: Anatomia, Metodologia do Atletismo, Ginásticas, Futebol, Natação, Basquetebol, Voleibol, Handebol, Fisiologia, Psicologia do esporte e outras.

Qual curso fazer? Já pensou em Educação Física? Vem!

Enfermagem

A Graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana de Anápolis com duração de 4 anos prepara seus alunos para uma atuação humana, assistencialista e altamente técnica, sempre norteados por princípios éticos, científicos e intelectuais.

O Enfermeiro é indispensável para a promoção e manutenção da saúde da população, principalmente em hospitais. As Unidades Básicas de Saúde, além de tratamentos domiciliares e clínicos também procuram por esses profissionais.

Na instituição, os alunos tem acesso a um extenso programas de atividades práticas que se iniciam desde os primeiros períodos, executados tanto em ações sociais externas – de alto impacto com a população da região, em ações internas – junto ao aluno da instituição, em parcerias com empresas públicas e privadas, e nas práticas laboratoriais executadas nos Laboratórios Multidisciplinar de Saúde I e II, através dos programas “Cuidar Centro de Enfermagem e Bem estar”.

Ao fim da Graduação este profissional está apto a promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas.

Qual curso fazer? E se você se tornar um(a) enfermeiro(a)!

Estética e Cosmética

O profissional formado em Tecnologia em Estética e Cosmética é um especialista em beleza associada à saúde e bem-estar. Ele atua na aplicação de produtos cosméticos e emprega técnicas de manipulação utilizando de aparelhos para atividades como limpeza de pele e depilação, hidratação, massagem para contorno corporal e bronzeamento artificial.

Pode atuar ainda em consultórios de dermatologia e cirurgia plástica. Em parceria com o médico, o profissional trabalha nos tratamentos preventivos ou acompanhamento no período pós-cirúrgico.

A Faculdade Metropolitana de Anápolis oferece aos seus alunos a melhor estrutura física e tecnológica da região. Os conceitos aprendidos em sala de aula são colocados em prática, formando profissionais competentes e reconhecidos pelo mercado. A estrutura do curso conta com a Viva Centro de Estética e Cosmética. O ambiente é formatado para atender a comunidade em diversos serviços, proporcionando aos alunos prática e aprendizado.

Qual curso fazer? A área da beleza está em alta, quem sabe não seja pra você esse curso.

O curso tem a duração de 2 anos e meio. 

Gestão Hospitalar

O Curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade FAMA, com duração de 3 anos, compreende conhecimentos para formar profissionais para atuar na organização e o gerenciamento de hospitais, públicos ou privados, e de clínicas médicas, laboratórios de análises clínicas, spas ou casas de repouso.

O tecnólogo pode trabalhar para manter a infraestrutura do espaço físico e definir o número de médicos, enfermeiros e especialidades que o local poderá atender.

É de sua responsabilidade planejar e garantir a manutenção preventiva dos equipamentos médicos, o controle dos estoques de materiais, da limpeza e a destinação adequada dos resíduos hospitalares. E pode atuar na venda de planos de saúde e de seguros hospitalares e supervisionar contratos e convênios.

Qual curso fazer? Quem sabe Gestão Hospitalar não é o seu curso?

Nutrição

A Nutrição é a ciência que estuda a relação dos alimentos ingeridos por seres humanos ou animais. Esse profissional trata da alimentação quanto à dieta, segurança alimentar, entre outros, tais como: prevenção de doenças, qualidade de vida, e tudo isso, baseado em princípios sócio-culturais do país.

Fisiologia, Avaliação Nutricional, Higiene Alimentar, Anatomia, Bioquímica são algumas das matérias que o aluno verá nos 4 anos de graduação.

Qual curso fazer? Nutrir você e as pessoas que te rodeiam, quem sabe esse curso não seja pra você!

Odontologia

O profissional de Odontologia é capacitado para cuidar de problemas bucais. Ele faz cirurgias, faz limpezas, tratamentos e muito mais. Trata também da educação e higiene bucal, como o uso do fio dental e instruções para a escovação de forma correta.

Ele cuida de toda a parte da boca: gengiva, dentes, língua e afins. Em cinco anos, o aluno estuda Anatomia, Fisiologia, Microbiologia, Bioquímica, Imunologia, Cirurgia e Traumatologia, Próteses Dentárias, Ortodontia e outras disciplinas

O Curso de Odontologia da FAMA, com duração de 5 anos, através de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade estará preparando os acadêmicos dotando-o de conhecimentos requeridos para o exercício em relação às atividades inerentes a profissão.

O objetivo será de desenvolver competências que levem aos futuros profissionais ao aprendizado contínuo e a realização de atendimento de qualidade em termos de prevenção, manutenção e recuperação da saúde bucal, sendo estas ações multiprofissionais através do gerenciamento de recursos físicos, materiais e humanos tanto nas instituições públicas como particulares da região.

Qual curso fazer? Que tal Odontologia?

Psicologia

A Psicologia é a ciência que estuda a mente e suas atividades, tais como: os sentimentos, atitudes, o comportamento animal e do ser humano nas relações sociais. E ele faz isso por meio de observações e técnicas e ajuda os pacientes a detectarem os problemas e resolvê-los mediante mudanças comportamentais. A superação de traumas também é uma das funções do psicólogo.

O curso dura, em média, cinco anos, e as matérias estudadas são: Anatomia, Neuroanatomia, Neurofisiologia, Psicologia da personalidade, Psicologia cognitiva, Psicopatologia, Psicofarmacologia, Neuropsicologia, Orientação Vocacional, entre outras disciplinas.

Qual curso fazer? Psicologia? Quem sabe não seja pra você!

Processos Químicos 

O profissional graduado em Tecnologia em Processos Químicos trabalha em indústrias químicas em geral, como as de produtos agrícolas, alimentícios, de plásticos, tratamento de couros e fabricação de tintas e vernizes, de cimento e de vidro, entre outras.

Na linha de produção opera equipamentos e fiscaliza processos industriais. Em laboratórios e indústrias farmacêuticas pode atuar na análises de qualidade da matéria-prima e de produtos finais.

Controla resíduos da produção, de modo a não prejudicar o meio ambiente com poluentes. Em órgãos públicos, participa da elaboração do plano diretor de municípios, no que diz respeito ao tratamento de águas e serviços de armazenamento e transporte de produtos químicos.

É comum o profissional dessa área trabalhar em parceria com engenheiros químicos e sanitaristas.

Qual curso fazer? Gosta de Química? Então esse curso é pra você!

Farmácia 

O curso de Farmácia forma profissionais para atuar e prontos para servir o ser humano na recuperação da saúde. O farmacêutico também pesquisa e prepara medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal. Examina e testa substâncias e princípios ativos que entram em sua composição.

Em laboratórios de análises clínicas pesquisa, registra e realiza exames clínico-laboratoriais e toxicológicos para auxílio do diagnóstico.

Em farmácias distribui medicamentos e prepara fórmulas personalizadas. Na indústria alimentícia controla a qualidade das matérias-primas e do produto final, estudando e estabelecendo métodos para evitar e detectar adulterações e falsificações a fim de impedir danos à saúde pública.

Qual curso fazer? Já pensou em ser um Farmacêutico? Vem!

Quer saber mais sobre os cursos que a Faculdade FAMA oferece? Ficou com dúvida em qual curso fazer? Clique aqui e conheça mais.

Viu só como é possível decidir qual curso fazer sem ter medo? São várias opções de graduação para você crescer profissionalmente. O que está esperando? Venha fazer parte da #FamíliaFama. Clique aqui e inscreva no vestibular.

Laysa Godoi

Analista de Marketing na FAMA, especialista em criação de conteúdo. Apaixonada por mídias sociais e pesquisa. Estou sempre atenta às novidades que envolvem a educação do ensino superior.

Comentários