Matemática: como superar as dificuldades?

Matemática: como superar as dificuldades?

É muito comum que pessoas com facilidade em matemática sejam consideradas com uma inteligência acima da média, mas calma! Não se desespere meu amigo porque isso é um equívoco. O mérito dessas pessoas é, talvez, terem tido bons professores e até mesmo quem elogiasse seu desempenho quando crianças. Não gostar de matemática é algo comum porque muitos de nós fomos encorajados a vê-la como difícil, chato e inútil. Mas ainda há esperança!

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a superar as dificuldades com a matemática de uma forma bem mais simplificada, anota aí!

Dica número 1: Identifique as suas dificuldades

Pare e pense como, quando e porque você começou a ver a matemática como uma matéria difícil. Normalmente, grande parte dos alunos são excelentes em matemática nos primeiros anos e com o passar do tempo, começam a tirar notas baixas. Se esse é o seu caso, então avalie seu passado para encontrar respostas. Talvez, a dificuldade esteja em entender certos conceitos que foram mal interpretados ou ensinados de forma mais complicada. Com essa análise você terá que fazer revisões para entender onde está o problema e começar do zero.

Dica número 2: Supere as suas dificuldades

Depois de identificar, é hora de superar. E você vai superar o problema enfrentando-o. Estude matemática. Faça dela a sua melhor amiga; compre livros, cadernos de anotações, canetas coloridas, etc.

Dica número 3: Mantenha a Calma e pratique!

A matemática, como toda área do conhecimento, é composta por várias partes que formam um todo, então tenha em mente que você não vai aprender ou superar todas as suas dificuldades da noite para o dia. A internet é uma grande amiga do estudante, não somente pela busca da resposta, mas pela possibilidade de encontrar milhares de exercícios para treinar. Então, praticar é fundamental para o bom matemático já que permite errar o quanto for preciso até que esteja afiado com os números.

Dica número 4: Coloque na cabeça que matemática é fácil

Você já deve ter ouvido falar que a matemática é muito difícil e complicada e, provavelmente, a sua dificuldade provém desses comentários, sabia? Sendo assim, coloque na sua cabeça que a matemática é fácil e descomplicada. Aos poucos, você começará a acreditar que ela é fácil e não terá mais dificuldades em matemática, acredite! Ah, e lembre-se que a matemática não deve ser decorada mas, sim, entendida, certo?

E aí, vamos superar as suas dificuldades com a matemática?

Fique ligadinho aqui no Blog que semana que vem tem mais conteúdo bacana para você! Ah, e se restou alguma dúvida, deixe nos comentários que vamos te ajudar.

Até mais!