LinkedIn a maior rede social profissional do mundo.

LinkedIn
Compartilhar:
Facebooktwittermail

Na era da internet, seja para sair do desemprego, conquistar a sonhada vaga em uma grande empresa ou simplesmente aumentar as possibilidades de networking, é impossível fugir da maior rede social profissional do mundo.

Pois é, são mais de 530 milhões de usuários cadastrados no LinkedIn. Eles interagem, compartilham experiências e, claro, geram oportunidades de negócios e relacionamentos.

Mas, afinal, como se destacar em meio a tantos perfis profissionais?

Muitos não sabem que a rede social também possui seu próprio mecanismo de buscas! Sendo assim, é possível utilizar o SEO para LinkedIn para dar um boost no seu perfil e aparecer nos principais resultados de empresas que procuram funcionários e profissionais liberais.

O Searching Engine Optimization é geralmente atribuído aos motores de pesquisa da web, como Google e Bing, mas também está presente em outras plataformas, como redes sociais e comparadores de preços.

Basicamente, consiste em conseguir um bom posicionamento nos buscadores, ou seja, estar em evidência.

Acompanhe o post a seguir e aumente a sua relevância no LinkedIn!

Lembrando, ter um perfil bem construído pode potencializar suas chances de conseguir boas conexões ou o emprego dos sonhos.

Selecionamos, 7 dicas de especialistas para otimizar seu perfil no LinkedIn:

Acesse regularmente

Não deixe sua linda foto de perfil ficar lá apenas de enfeite. Se você pretende utilizar sua presença online para o bem da sua carreira, há muitas coisas que você deveria estar fazendo diária, semanal e mensalmente. Curtir e postar são duas delas.

Publique artigos

Você pode não ser um escritor profissional, mas abastecer o LinkedIn, mesmo que com posts curtos no estilo de blog, é uma ótima oportunidade para ser visto como um líder na sua área. Você pode mostrar seu conhecimento sobre práticas de contratação, métodos de vendas ou campanhas de marketing – e qualquer um que olhe o seu perfil saberá, instantaneamente, que você sabe do que está falando.

Adicione recursos de mídia ao seu perfil

Há chances de ninguém estar realmente “lendo” o seu perfil – a maioria das pessoas apenas “passa o olho”. Adicionar alguns recursos aumenta as chances de prendê-las em sua página, seja um link para um post que você escreveu em um blog, seja uma apresentação de PowerPoint que você fez para um grande cliente ou um vídeo em que você aparece falando em um evento. Além disso, ter exemplos da vida real do seu trabalho impulsiona sua credibilidade.


Siga pessoas que estão em lugares onde você gostaria de estar

Pode ser muito difícil se conectar com Sheryl Sandberg no LinkedIn, mas é muito fácil segui-la. Seguir as pessoas que estão em empregos ou posições que você quer ter algum dia é como ter conselhos de mentoria gratuitos.

Envie pedidos (personalizados) de amizade a pessoas que você admira

Se há alguém que você admira, recorra a ela para pedir conselhos. Mas há uma maneira certa e uma errada de fazer isso: não se conecte apenas para conseguir um emprego – comece falando sobre o que vocês têm em comum.

Fale com as pessoas que acessam seu perfil

Se você descobrir que alguém interessante visualizou o seu perfil, essa é a sua chance de se conectar. Eles já estão interessados em você, então por que não retribuir? Quem sabe esteja aí a sua próxima grande oportunidade (ou, no mínimo, uma boa conversa).

Torne-se amigo de seus contatos do LinkedIn na vida real

Uma das melhores coisas que você pode fazer com a sua presença online é utilizá-la para gerar conexões na vida real. Afinal, há mais chance de você dar um emprego para alguém da sua lista no LinkedIn ou alguém que já o convidou para um café algumas vezes?

Agora que o seu perfil foi aperfeiçoado, é hora de começar a utilizá-lo de fato. Engaje, curta os posts de outras pessoas, escreva os seus próprios artigos e comece a fazer amizade com suas conexões profissionais. Quando chegar a hora de conseguir um novo emprego ou ser promovido em um emprego existente, seu perfil na rede social estará pronto para ajudá-lo a subir na carreira.

Curtiu nossas dicas? Pronto, agora você já está preparado para dar um salto na sua carreira!

Sobre o Autor
Avatar

RaffaelaNeris

Compartilhar:
Facebooktwittermail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *