Graduação, Curso Tecnólogo, Curso Técnico. Qual a diferença?

A hora de escolher o que estudar envolve muitas tomadas de decisão, não é mesmo? É preciso escolher a carreira, decidir a instituição em que vai estudar, se vamos fazer um curso presencial ou a distância, se o turno será o da manhã ou o da noite… Ufa! Quantas decisões a tomar, não é mesmo?

Mas uma das principais decisões antes de começarmos a estudar é se o curso que vamos fazer será de Graduação, Tecnólogo ou Curso Técnico.

Você sabe quais as diferenças entre eles? Calma! Nós vamos te contar agora!

Basicamente, as principais diferenças entre graduação, tecnólogo e curso técnico são com relação à duração e ao foco profissional.

A graduação (nível superior) tem uma duração média de 4 a 5 anos e oferece a maior quantidade de conhecimento teórico e prático entre os três. O tecnólogo (nível superior) dura de 2 a 3 anos e é uma versão resumida da graduação, com foco no mercado de trabalho. Já os cursos técnicos (nível médio) duram de 2 meses a 3 anos, oferecendo uma formação rápida e focada em áreas profissionais específicas, o Studio Cursos Profissionalizantes oferece aos alunos alguns cursos técnicos, clique aqui e confira quais são as áreas, duração e a matriz curricular.

Vem com a gente que vamos te explicar a diferença entre eles.

Graduação

A Graduação do Ensino Superior é ministrado nas modalidades Bacharelado e Licenciatura. Em ambas as modalidades, ao terminar o curso o aluno recebe um diploma da faculdade, de bacharel ou de licenciado e, com o término da graduação já é possível fazer a Pós-Graduação ou então já pular para o mestrado.

Ah, mas para entrar em um curso de graduação em qualquer Faculdade é preciso ter concluído o Ensino Médio. Então, o vestibulando precisará participar do processo seletivo da instituição através do vestibular ou então pode ser substituído pela apresentação da nota do Enem em algumas instituições.

Clique aqui e conheça os mais de 30 cursos de graduação da Faculdade FAMA.

Curso Tecnólogo

Os cursos que qualificam os tecnólogos duram menos que os cursos de graduação tradicionais, que são bacharelado ou licenciatura. A diferença é que os cursos de graduação dão uma formação mais generalizada, enquanto os cursos superior de tecnologia com duração de no mínimo dois anos, tem o objetivo de especializar profissionalmente os alunos em áreas específicas do mercado de trabalho. Para cursar este tipo de qualificação é necessário que tenha cursado o ensino médio completo e essa modalidade já é considerada nível superior.

Então, se você está em busca de uma formação acadêmica de nível superior, possui interesse de seguir uma carreira acadêmica, prefere a parte teórica do que á prática e não possui renda financeira suficiente para pagar uma graduação bacharelado ou licenciatura, o mais adequado é investir em um curso superior tecnólogo.

Vale lembrar que no mercado de trabalho não é só o diploma que é importante, a competência, conhecimento, capacidade de trabalhar em equipe e algumas habilidades que podem ser adquiridas em cursos tecnólogos podem ser mais eficazes na hora de concorrer uma vaga de emprego, fica a dica!

Clique aqui e conheça os cursos Tecnólogos que a Faculdade FAMA oferece.

Curso Técnico

Os cursos técnicos tem o objetivo capacitar o aluno com conhecimentos práticos e teóricos nas diversas atividades de vários setores. Um dos principais motivos de buscar esse tipo de qualificação é a necessidade de entrar rapidamente para o mercado de trabalho, pois trata-se de cursos de curta duração.

Para cursar este tipo de qualificação, é necessário que tenha cursado no mínimo o ensino fundamental e para obter o diploma como técnico, é preciso a conclusão do Ensino Médio.  Ah, já te dou uma dica! Se você interessar em obter um curso técnico no seu currículo, conheça o Studio Cursos Profissionalizantes, clicando aqui, são diversos cursos esperando por você.

Ficou mais claro a diferença entre Graduação, Curso Tecnólogo e Cursos Técnicos? Já fez a sua escolha? Conte para a gente nos comentários!

Até mais!