Gestão de tempo no home office: como ser eficiente trabalhando de casa

Não ter um horário para cumprir e poder trabalhar em qualquer lugar do mundo são duas das maiores vantagens do home office. Mas você sabe como fazer a própria gestão de tempo em casa?

Esse é um dos maiores desafios para quem ainda não se acostumou com a nova rotina.

Se esse é o seu caso, veja a seguir as dificuldades mais comuns de quem trabalha de casa e aproveite as melhores dicas para fazer a gestão de tempo.

Quais são os principais desafios do home office?

Além da vantagem de estar no conforto do lar, quem já tem experiência com o trabalho remoto diz ser mais produtivo em casa do que no escritório

Afinal, só de não precisar se deslocar a pessoa já ganha tempo no dia e evita o estresse do trânsito.

Porém, apesar de o trabalho remoto parecer um sonho para a maioria, nem todos os profissionais estão preparados para encarar essa nova rotina. Até porque se engana quem pensa que home office é acordar a hora que quiser e passar o dia inteiro de pijama.

Para conseguir ser eficiente em casa, você precisa ter disciplina em primeiro lugar.

Do contrário, em vez de ter mais tempo livre, você corre o risco de passar mais horas trabalhando e não conseguir terminar suas tarefas.

E não é só você que precisa se acostumar com essa dinâmica de trabalho, mas todos que moram na mesma casa. Uma das maiores reclamações de quem faz home office é ser interrompido várias vezes por dia.

Isso sem falar na quantidade de motivos para se distrair em casa. Você vai ter que aprender a fugir de todos eles – ou, pelo menos, da maioria.

6 dicas para gestão de tempo no trabalho remoto

Fique ligado nas sugestões abaixo, pois elas vão ajudar você a fazer uma boa gestão de tempo e manter a produtividade lá no alto.

1. Estabeleça um horário de trabalho

Você tem todo o direito de aproveitar a sua liberdade para fazer os próprios horários e até para acordar tarde se quiser. Entretanto, manter uma rotina é muito importante.

Por isso, defina um horário para começar a trabalhar e para terminar também. Assim, você consegue gerir seu tempo, ou seja, saber quantas horas está trabalhando e em que período vai estar livre para fazer outras coisas.

Com isso, você ainda consegue deixar claro para os seus familiares em quais horários você não pode ser interrompido.

Gestão de tempo no home office

2. Faça pausas

Trabalhar várias horas seguidas sem tirar os olhos da tela do computador não ajuda ninguém a ser mais eficiente porque o cérebro fica cansado demais.

E sabe qual é o truque? Fazer algumas pausas ao longo do dia.

Dê valor para os momentos das refeições, coma com calma e aproveite para relaxar um pouco. Além dessas pausas, vale a pena fazer pequenos intervalos entre uma tarefa e outra.

3. Use uma agenda

Não ter ninguém no seu pé cobrando as entregas é ótimo. Porém, você deve tomar cuidado para não deixar essa liberdade prejudicar o seu trabalho.

Para não correr o risco de esquecer nenhuma tarefa, anote todas elas na agenda, incluindo os prazos para entrega.

Tem gente que se dá bem com a agenda tradicional.

Mas existem outras opções bem práticas, como o Google Calendar, que também ajuda você a fazer a gestão de tempo. Isso porque, além das tarefas, é possível incluir na agenda reuniões e outros compromissos.

Há também os aplicativos de organização, como o Trello e Todoist. Embora tenham recursos diferentes, os dois podem ser usados em equipe.

4. Separe o pessoal do profissional

Quando fizer a sua lista de tarefas, não misture as atividades pessoais e profissionais, pois isso só atrapalha a gestão de tempo no home office.

Afinal, tudo tem hora certa. E aí, em vez de ter mais tempo livre, você corre o risco de trabalhar mais horas do que deveria.

Portanto, só trabalhe dentro do horário que você estipulou. E nada de parar para assistir um episódio da sua série favorita no meio do expediente, viu?

Deixe para fazer tudo o que você gosta, praticar exercícios, tirar um cochilo e curtir a família nas horas livres.

5. Organize seu espaço de trabalho

No mundo ideal, ter um espaço aconchegante só seu para trabalhar é ótimo. Entretanto, a maioria das pessoas não têm esse privilégio.

O mais importante é escolher um cantinho da casa bem iluminado, silencioso e onde você possa se sentar confortavelmente.

Agora, a regra de ouro: deixe o espaço bem organizado para conseguir se concentrar e ser produtivo.

Isso porque muita bagunça e o excesso de informação visual só vão roubar o seu foco.

6. Use a tecnologia do jeito certo

Se não fosse pelos poderes da tecnologia, ninguém nem estaria aqui falando de home office. Mas vale a pena dizer que é preciso saber usar as ferramentas ao seu favor para ser eficiente em casa.

Por isso, tome cuidado para não perder a noção do tempo nas redes sociais ou respondendo mensagens dos amigos no WhatsApp.

Fique esperto também para não pagar nenhum mico, pois a falta de hábito em trabalhar remotamente pode causar constrangimentos.

Sendo assim, quando fizer reuniões por vídeo escolha um lugar da casa adequado, vista uma roupa apropriada e cheque se o microfone e a câmera estão ligados ou não. Você não quer passar vergonha e ainda virar meme na internet, né?

Home office: disciplina é tudo

Depois de conferir todas essas dicas, deve ter ficado claro que a gestão de tempo no home office depende de muita disciplina.

Por mais que se adaptar ao trabalho remoto não seja tão fácil no começo, em breve você vai estar curtindo tanto que nem vai lembrar dos desafios que enfrentou.

Que tal conferir outros posts que vão ajudar você na sua rotina de trabalho e estudos?

É só seguir a Fama no Instagram e Facebook e ficar ligado nas novidades!