Faculdade Fama Menu
Blog

Aqui, você se liga no Na Prática e coloca suas ideias pra funcionar.

23 de março de 2018

Vale a pena fazer uma Graduação?

Vale a pena fazer uma graduação?

Em algum momento você já se perguntou se vale a pena fazer uma Graduação? Ou você se pergunta até hoje? Nesse post te apresentaremos as principais vantagens de investir em um curso de nível superior. Também te ajudaremos escolher a melhor opção!

Primeiro: busque constantemente o aprimoramento

Primeiramente, gostaríamos de lembrar que para ter sucesso em qualquer profissão é importante capacitar-se e buscar aprimoramento constante. Ter um diploma de curso superior pode abrir muitas portas no mercado de trabalho ou até mesmo garantir uma promoção em seu emprego atual, grava isso aí, tudo bem?

Então, dependendo da carreira escolhida, um curso de Ensino Superior será obrigatório para exercer as atividades profissionais. É o caso dos engenheiros, médicos, psicólogos, professores, nutricionistas, advogados, farmacêuticos e muitos outros.

Mas, mesmo assim, muitas pessoas ficam com dúvidas se vale a pena fazer uma graduação e investir tempo e tanto dinheiro em uma faculdade. Por isso, viemos aqui te contar as vantagens de passar alguns anos dentro das salas de aulas e laboratórios para finalizar a sua Graduação.

Vantagens de cursar uma Graduação…

Pare e pense, olhe a sua volta e veja como está o mercado de trabalho. Pensou? Então, ele está cada vez mais exigente e se você pretende concorrer a uma boa vaga de emprego, fazer uma Graduação e inserir o curso no seu currículo é algo que pode te ajudar muito.

E, em alguns casos, uma graduação é absolutamente necessária, acredite!

O ser humano vem evoluindo de uma maneira absurdamente e carecemos de novos conhecimentos, então, fazer uma Graduação eleva nossa condição de cidadão para o exercício da cidadania.

Para entender nosso direitos e deveres, às vezes temos que entender do meio em que estamos inseridos e abrir nossa cabeça para enxergar um pouco além do que os olhos conseguem ver.

E olha só, na Faculdade temos a oportunidade de conhecer novas pessoas, experiências e pontos de vistas que nos ajudarão a enxergar melhor os problemas sobre os assuntos em que estamos envolvidos.

Ah! E é possível fazer network, ou seja, ter uma rede de contatos, o que te enriquece muito.

Com o passar dos dias, a Faculdade nos demanda pesquisar mais, buscar mais conhecimentos e a aplicar tudo isso em favor de nós mesmos ou ao próximo. Quando estudamos descobrimos coisas interessantes, úteis e aplicáveis para o bem comum.

A situação em que o Brasil se encontra é bem delicada, você sabe né? Então, estamos passando por um momento de despertamento para este tema. Nunca houve tantas oportunidades como agora. Fazer uma graduação é essencial!

Quem nunca cursou uma faculdade por falta de tempo ou dinheiro, hoje pode contar com faculdades com valores absolutamente baixos se compararmos com o que tínhamos no passado.

Já parou pra pensar que no passado quem cursava uma Graduação eram só pessoas que tinham condições, e hoje isso mudou, ainda bem né?

Já ouviu aquele ditado: “a vida é uma só”? Pois é, precisamos aproveitar o hoje, o tempo que temos para desenvolver o máximo que pudermos em termos de conhecimento, produtividade e assim podermos contribuir de uma forma positiva com o mundo que vivemos.

A Faculdade te ajuda a sair do comodismo, que é muito tentador mas em momento algum ele é bom pois nos limita de forma muito forte e não deixa que nós aproveitemos as oportunidades que, porventura, poderíamos ter com uma formação universitária e novos horizontes na vida.

Independente da sua idade (exceto se ainda não tem idade para concluir o ciclo básico e médio da educação), da região onde você vive, da sua classe social, raça, religião, posição partidária e outras formas de ideologia, a faculdade é multicultural, multi-racial e pode trazer benefícios para todas as pessoas;

E, por fim, se você entender que faculdade é lugar de estudo, de crescimento e que educação é algo urgente para nosso país e que as pessoas desejam e precisam crescer, você vai correr e fazer uma Graduação agora mesmo.

Olhe para os países mais desenvolvidos do mundo e veja a relação que eles têm com a educação: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Coréia do Sul, França, Inglaterra, entre outros, os resultados do investimento em educação são notáveis.

Espera aí que não terminei! Olha só, a capacitação de um profissional deve ser constante, com a conclusão do Curso Superior é possível fazer cursos de pós-graduação em diversas áreas, e, quanto mais especializado for o profissional, melhores são as chances de evoluir na carreira e melhor ainda o aumento de salário!

E se o curso que escolhi não couber no orçamento?

Calma! Eu sei que é difícil fazer uma graduação quando não temos orçamento sobrando, mas, se você optou em uma faculdade particular você pode tentar bolsas de estudos ou financiamento estudantil próprio da faculdade, para ajudar a pagar as mensalidades.

Por exemplo, a Faculdade FAMA, conta com diversos financiamentos que podem te ajudar a concluir uma Graduação, clique aqui e confira. Agora, se preferir, você pode participar dos programas do Governo Federal destinados às pessoas de baixa renda, veja quais são esses programas:

Com o ProUni é possível conseguir bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%) em faculdades particulares.

Com o FIES é possível financiar o curso em uma faculdade particular e começar a pagar a dívida só depois de formado.

Só que para se inscrever nestes dois programas é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos são selecionados a partir da nota que obtiveram neste exame. É necessário também cumprir requisitos de renda.

Ou seja, dificuldade financeira não é uma desculpa para não fazer uma graduação.

Mas fazer um curso na Faculdade é muito demorado…

Olha, pode até ser demorado, mas quando você se dedica 100%, passa muito rápido. Os cursos de bacharelado e licenciatura duram em média 4 ou 5 anos. Porém, estas não são as únicas opções de cursos de Graduação.

Se você não quer esperar todo esse tempo para concluir a Graduação você pode optar em fazer um Curso Superior de Tecnologia. Estes cursos têm uma duração bem menor, de 2 a 3 anos, e são focados em uma área profissional específica.

Eles foram criados para atender às necessidades do mercado de trabalho e formam um tipo de profissional bastante procurado pelas empresas hoje em dia.

Esses cursos são considerados de nível superior também, o que possibilita ao profissional ocupar cargos que exijam este grau de escolaridade ou continuar seus estudos com cursos de pós-graduação, mestrado e por aí em diante.

Será que ainda tenho idade para fazer uma Graduação?

O fato de a pessoa se achar mais velha e que, por isso, não deve fazer uma graduação também é uma ideia muito ultrapassada. O que complica é que, na maioria das vezes, as pessoas na faixa etária de 30, 40 anos, já possuem uma família, emprego, etc…

E esses fatores acabam influenciando o ânimo de enfrentar anos de provas, trabalhos, frequência às aulas, e isso tudo depois de aturar o chefe em um dia super exaustivo.

Mas lembre-se que noites de sono perdidas por conta de uma prova ou um trabalho serão noites de lazer proporcionadas por um salário bem melhor. Acredite!

Me identifiquei e quero cursar. Como faço?

Agora está fácil, para começar uma graduação basta entrar em contato com a Faculdade que dispõe de cursos do seu interesse. Clique aqui e conheça todos os cursos que a Faculdade FAMA oferece!

Lembre-se! Só a Graduação não é o suficiente, ok? É sempre bom que o profissional procure se especializar na sua área de atuação. Nada de querer ficar na mesmice, esse tipo de perfil já está ultrapassado.

Já falamos aqui o que o mercado de trabalho espera de você, e um dos requisitos seria: flexibilidade. Não só para lidar com os assuntos referentes à empresa em si, mas também para estar apto a desenvolver qualquer tipo de tarefa na sua área.

O profissional flexível se atualiza para que possa crescer mais ainda em conhecimento e ser alguém desejado pelas empresas.

Agora que você viu que vale a pena SIM fazer uma Graduação e conheceu os pontos positivos, clique aqui e se inscreva no vestibular. Mas se você já está cursando uma Graduação, conte pra gente qual curso você faz e em que pretende se especializar!

Até mais!

Laysa Godoi

Analista de Marketing na FAMA, especialista em criação de conteúdo. Apaixonada por mídias sociais e pesquisa. Estou sempre atenta às novidades que envolvem a educação do ensino superior.

Comentários