Como escolher a faculdade ideal para mim?

Faculdade ideal

Se já tiver decidido qual curso fazer, chegou a hora de escolher a faculdade ideal. É nessa instituição em que você vai passar alguns dos melhores da sua vida e aprender a sua profissão.

Então, nada mais justo que ter um cuidado extra com a escolha, né?

A seguir, veja dicas para selecionar a faculdade ideal para os seus objetivos!

Passos para escolher a faculdade ideal

1. Avalie os cursos disponíveis

Para começar com o pé direito, é indispensável conhecer quais são os cursos disponíveis.

Até porque não adianta encontrar a faculdade perfeita se ela não tiver a graduação dos seus sonhos, certo?

Analise as modalidades oferecidas entre bacharelado, licenciatura e tecnologia e confira a carga horária.

Inclusive, veja se a instituição traz cursos estratégicos para a região, já que isso aumenta as suas chances de emprego.

2. Confira os horários das aulas

Depois de confirmar que a sua graduação de interesse está disponível, saiba quais são os horários das aulas.

É comum que a divisão seja feita por turnos, então veja o que faz mais sentido para a sua rotina e seus objetivos.

Alguns cursos têm até dois turnos diferentes — e isso é ótimo para selecionar a sua alternativa favorita.

3. Saiba mais sobre a infraestrutura da faculdade

Em seguida, é hora de dar uma geral na instituição e em sua infraestrutura.

Isso influencia sua qualidade de vida e até o aprendizado, então é bom não descuidar.

Veja se o campus é bem localizado, de fácil acesso e seguro. Afinal, ninguém merece já encarar dificuldades antes mesmo de chegar lá, né?

Também vale conferir como são as salas de aula, se há biblioteca e como são os laboratórios.

É importante contar com um local que seja completo e que esteja totalmente preparado para recebê-lo.

Faculdade ideal - instalações

4. Explore os serviços disponíveis

Além das aulas, você precisará de atendimento e orientação em vários momentos. Então, a sua faculdade ideal deve oferecer isso.

Veja como é a estrutura de atendimento da secretaria, os serviços para quem começa a estagiar e assim por diante.

Isso dará a certeza que você não vai encarar dores de cabeça e que terá a melhor experiência.

5. Conheça a grade curricular e o corpo docente

A faculdade tem o curso que você deseja, no horário ideal e tem uma infraestrutura legal?

Ótimo! Agora é o momento de passar para o próximo passo: entender como é o ensino na instituição.

Veja, por exemplo, se a grade curricular da graduação desejada está atualizada e se tem aulas práticas.

É importante que ela conte com temas atuais e que serão usados no seu cotidiano, né?

Também é preciso analisar os professores. Poder contar com profissionais capacitados e experientes faz muita diferença — acredite!

6. Pesquise a nota da faculdade no MEC

Para mandar bem e escolher a faculdade ideal, é indispensável conhecer a avaliação junto ao Ministério da Educação (MEC).

O curso pode receber notas de 1 a 5 estrelas e, quanto mais perto de 5, melhor.

A instituição também tem que ser autorizada pelo MEC, para o seu diploma ser válido.

Então, nada de deixar de conferir esses pontos, hein?

7. Converse com alunos e ex-alunos

Quando vamos tomar decisões importantes, é normal buscar opiniões para diminuir os riscos de erros, né? Na hora de escolher a faculdade, essa é uma boa estratégia.

Dê um pulinho no campus e aproveite para conversar com alunos atuais para saber do curso e da instituição, por exemplo.

Se tiver amigos, conhecidos ou colegas matriculados, não tenha medo de fazer todas as perguntas.

Inclusive, vale a pena falar com ex-alunos que se formaram no local.

Além de conhecer a experiência deles, você vai saber se eles são bem-sucedidos na carreira.

8. Fique por dentro dos diferenciais

Para bater o martelo sobre a melhor escolha, também é essencial explorar os diferenciais. Ou seja: benefícios que só a faculdade tem.

Veja, por exemplo, se a entrada é facilitada. Além do vestibular, podemos pensar em outras alternativas, como rematrícula ou transferência.

Confira também se a instituição conta com:

●     programas de bolsas e créditos estudantis;

●     atividades práticas previstas;

●     divulgação de vagas de estágio;

●     programas de monitoria e iniciação científica e assim por diante.

A intenção é conferir se a faculdade conta com opções para deixar o seu currículo mais recheado e interessante!

FAMA, a faculdade ideal para você

A faculdade ideal tem infraestrutura, qualidade e características únicas. Considerando tudo isso, você poderá fazer a matrícula sem ter medo de se arrepender!

No coração do Brasil, a Faculdade FAMA é credenciada pelo MEC e repleta de benefícios. Entre em contato conosco e dê um passo rumo ao seu futuro!