Faculdade de Farmácia: 7 opções de trabalho para os formados

Faculdade de Farmácia
Compartilhar:
Facebooktwittermail

A faculdade de Farmácia é uma das graduações mais versáteis do mercado, sabia? Depois de se formar, é possível atuar tanto em farmácias quanto em grandes indústrias.

Se quiser já começar a fazer planos para a sua carreira, veja quais são 7 opções para trabalhar na área!

O que fazem os formados na faculdade de Farmácia?

Conhecer a função do profissional graduado é essencial para se preparar e até fazer uma boa escolha de graduação

Afinal, saber como é o cotidiano do farmacêutico traz uma ideia sobre desafios e oportunidades, né?

Para que não restem dúvidas sobre isso, veja quais serão suas responsabilidades profissionais se escolher a faculdade de Farmácia!

Realização de testes, análises e estudos sobre composições

Sabia que o profissional de Farmácia tem uma pegada investigativa? Pois é, nessa carreira você vai mergulhar nessa área!

Você fará análises sobre a composição de medicamentos e fórmulas, além de testes clínicos. Ainda é comum fazer estudos e pesquisas para conferir a eficácia, por exemplo.

Nem todo mundo sabe, mas isso não vale só para medicamentos. Muitos graduados também atuam com alimentos, já que envolvem componentes que afetam nosso corpo.

Orientações sobre o processo de fabricação

O farmacêutico é o profissional mais capacitado para indicar como medicamentos devem ser fabricados. Por isso, muitas vezes essa é a sua função.

No dia a dia da indústria, por exemplo, você se verá responsável por padronizar atividades e definir como agir!

Gerenciamento sobre as compras e armazenamento

Por falar nessa questão da orientação, também é comum ter que atuar sobre a compra de medicamentos ou componentes.

Você deverá identificar as quantidades corretas, o nível de qualidade esperado e quais são os tipos necessários, por exemplo.

Também é preciso cuidar do armazenamento. O estoque tem que ser seguro para manter as condições dos itens ou medicamentos — e para evitar desvios!

Avaliação do cumprimento de normas sanitárias

Outra atribuição no seu dia a dia envolve o cumprimento de todas as regras sanitárias. É fundamental acompanhar o estoque da farmácia para que as entradas e saídas sejam adequadas.

Também costuma ser necessário padronizar processos de manipulação de medicamentos, por exemplo. A você, caberá o papel de garantir que todas as normas são atendidas.

Isso é importante para a segurança dos componentes fabricados ou vendidos e até para evitar problemas para a empresa.

Quais são as áreas de atuação após a faculdade de Farmácia?

Após conseguir o diploma, um mundo de possibilidades será aberto bem à sua frente, sabia? Afinal, não faltam opções para quem decide seguir essa profissão.

Para que tenha uma ideia, separamos algumas das áreas mais interessantes e procuradas. Confira!

1. Atenção Farmacêutica

A Atenção Farmacêutica é uma das funções mais famosas da faculdade de Farmácia. Basicamente, você estará em contato direto com quem compra os medicamentos.

Sua missão não é receitar remédios e, sim, orientar sobre o uso. Será necessário tirar dúvidas, indicar a posologia e até mesmo ajudar a “traduzir” a caligrafia médica.

Se escolher essa área, sua atuação será em farmácias tradicionais ou de manipulação.

2. Farmácia Hospitalar

Na área de Farmácia Hospitalar, você cuidará dessa parte tão importante das instituições de saúde.

Entre suas funções, há a compra de medicamentos, o gerenciamento do estoque e o controle do uso. A intenção é aproveitar ao máximo os recursos e garantir a segurança de todos.

É possível trabalhar em hospitais particulares ou públicos, bem como em clínicas.

3. Farmácia Clínica

Na parte de Farmácia Clínica, você dá um passo além da atenção tradicional. Isso porque o foco aqui é a saúde do paciente e as suas diferentes necessidades.

Então, é preciso entender cada caso, orientar sobre o melhor uso dos medicamentos e até elaborar planos de cuidado.

Dependendo da situação, é possível fazer exames e até coordenar estudos para comprovar a eficiência de medicamentos.

Sua atuação em hospitais, clínicas, casas de repouso e outros espaços de saúde é muito bem-vinda!

4. Gestão Farmacêutica

Na Gestão Farmacêutica, você usa os seus conhecimentos da faculdade de Farmácia para tomar decisões adequadas e estratégicas. A área mais comum para atuar é na indústria.

Isso significa que será necessário controlar as linhas de produção, ficar de olho no controle de qualidade e atender a todos os padrões. Graças à sua função de coordenação, é possível unir produtividade, qualidade e segurança.

Atuando na indústria farmacêutica, você poderá ser gerente geral de alguma área específica ou mesmo atuar na Diretoria. Demais, né?

5. Cosmetologia

Sim, a área da beleza e do cuidado com a estética também tem a ver com a faculdade de Farmácia. Estamos falando da famosa área de Cosmetologia!

Nesse ramo, você ficará responsável pelo desenvolvimento de novos cosméticos, produtos de beleza e itens de cuidado em geral.

Novamente, surge a chance de atuar na indústria, em busca de fórmulas seguras e eficazes!

6. Auditoria Farmacêutica

A Auditoria Farmacêutica busca avaliar o cumprimento das regras sanitárias e até dos padrões internos. Trata-se de uma área muito importante e versátil para quem faz a faculdade de Farmácia.

Você deverá realizar auditorias, programadas ou não, para identificar problemas e dificuldades em farmácias, indústrias, laboratórios, hospitais etc.

Sua atuação pode ser externa, estar vinculada à Vigilância Sanitária ou mesmo interna. É o caso de quem é contratado pela indústria para realizar essas auditorias e garantir qualidade completa.

7. Toxicologia Forense

Lembra que dissemos que a faculdade de Farmácia também tem uma pegada investigativa? Na Toxicologia Forense, é possível aproveitar isso ao máximo!

Por meio de coletas de materiais e exames laboratoriais, você poderá identificar se alguém consumiu certa substância, por exemplo.

Na investigação de crimes, serve para saber se alguém estava alcoolizado, se foi drogado ou como foi envenenado. Por isso, seus conhecimentos são indispensáveis!

Além de trabalhar em laboratórios credenciados, é possível agir em órgãos de inteligência e investigação.

Faculdade de Farmácia: um caminho cheio de opções!

A faculdade de Farmácia oferece diversos segmentos de atuação para quem se forma. Com a escolha de uma graduação de qualidade, você estará capacitado para atuar onde desejar!

Se quiser muitas outras dicas de carreira, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram!

Sobre o Autor
Avatar

Marketing Fama

Compartilhar:
Facebooktwittermail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *