Estudei em Colégio Público. Consigo passar no Vestibular?

Estudei em Colégio Público. Consigo passar no Vestibular?
Compartilhar:
Facebooktwittermail

Passar no vestibular, ter o diploma de um curso superior e ter oportunidades melhores de trabalho é o sonho de quase todo mundo, não é mesmo? Porém, alguns estudantes que estudam e estudaram em colégio público, mesmo se esforçando muito, estudando diariamente, fazendo simulados e todas as opções disponíveis, não conseguem passar no Vestibular.

Isso acontece porque historicamente no Brasil, a educação pública sofreu um processo de deterioração em função da baixa remuneração de professores, de políticas públicas ineficientes que resultaram em melhor qualidade de ensino nas escolas privadas, em geral. Assim, a população com menos recursos financeiros tem acesso a uma educação de menor qualidade, o que tem como consequência menos recursos, em média, para competir pelas vagas nas melhores Universidades e Faculdades e nos cursos mais concorridos.

É importante frisar que esses obstáculos não são de ordem pessoal, de falta de capacidades ou empenho individuais necessariamente, e sim marcadas principalmente pela estrutura social, econômica e política, extremamente desiguais no país em que vivemos, o que acaba prejudicando alunos que estudaram em Colégio Público e sonham passar no Vestibular.

Os cursos como Medicina, Direito, Odontologia e Engenharias, são cursos mais concorridos e que exigem um grande empenho nos estudos durante a formação o que dificulta ainda mais aos alunos que estudaram em colégio público e e não consegue passar no Vestibular, devido a baixa preparação recebida nas escolas públicas.

Se você quer saber o que precisar fazer para conseguir passar no vestibular mesmo estudando em colégio público, veja essas três dicas simples que separamos para você!

Estude…

Pode parecer meio clichê, mas é a verdade. Ninguém passa no vestibular sem estudar, a menos que seja um gênio ou que saiba chutar muito bem, mas até o “chutar” não convém muito fazer, visto que, durante a Graduação você precisa se dedicar muito nos estudos.

Se você não quer contar com a sorte e sim com a sua capacidade de garantir sua vaga no curso dos seus sonhos, estudar é fundamental. Mas se você ainda sente muita dificuldade em estudar, tenho uma dica: os cursinhos pré vestibular podem te ajudar bastante, pois apresentam metodologias de estudo que podem te ajudar, inclusive em boa parte deles apresenta um apoio grande de monitores e de orientadores.

Tenha certeza que você fez a escolha certa…

Eu sei que é difícil escolher uma profissão, até porque você ainda é jovem para ter que decidir o que fará pelo resto da sua vida, e isso pode interferir nas suas provas do vestibular.

Se você está tentando um curso apenas para agradar alguém, as chances de você se mostrar desinteressado pelo assunto são altas, e na hora da prova isso é refletido.

Mas se você está tentando passar no vestibular para algo que realmente deseja conseguirá se dedicar de verdade a esse objetivo.

Mantenha a Calma!

Você pode saber toda a matéria que vai ser cobrada na prova do vestibular, mas se estiver muito ansioso ou nervoso no dia pode errar tudo. Muitas pessoas que têm o famoso “branco” na hora da prova é porque no momento da prova estavam ansiosas demais para aquilo, e consequentemente,  se perdem na hora de responder corretamente.

Uma dica é não estudar na véspera das provas e não ficar pensando muito a respeito. Se você se preparar bem com antecedência e estiver tranquilo de que vai fazer o seu melhor você conseguirá se sair muito bem. Acredite!

Se você tem interesse em saber mais como organizar os seus horários de estudo, clica aqui temos ótimas dicas para você.

Bons estudos e até semana que vem!

Compartilhar:
Facebooktwittermail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *