Faculdade Fama Menu

Aqui, você se liga no Na Prática e coloca suas ideias pra funcionar.

27 de fevereiro de 2018

Por que estudar Arquitetura e Urbanismo?

estudar Arquitetura e Urbanismo

Por que estudar Arquitetura e Urbanismo? Todos nós passamos pelo momento de escolher uma profissão e seguir uma carreira, porém, nem sempre conseguimos definir de imediato algo com o qual trabalharemos por longos anos.

Cada profissão tem suas vantagens e desvantagens e, no meio disso, nossa indecisão acaba prevalecendo diante da escolha.

O que faz um Arquiteto?

O arquiteto é o profissional responsável a projetar, coordenar a construção e organização dos espaços que as pessoas habitam e transitam, desde suas residências até parques, ruas e avenidas.

Por meio de sua formação multidisciplinar, estudar Arquitetura significa ter disciplinas da área de humanidades e também de outras áreas, como a construção civil.

É o arquiteto que determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em conta o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação, a iluminação, a acústica e a manutenção pós-construção. Também considera os impactos ambientais que a construção pode causar.

Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Em arquitetura de interiores, por exemplo, faz o planejamento de reformas, determina a disposição dos móveis e define as cores que serão aplicadas nas paredes. Já o urbanista planeja e organiza o crescimento de cidades e bairros, propondo uso mais racional para os espaços públicos.

Diferenciais de estudar Arquitetura

Realização de Sonhos

Poder realizar os sonhos das pessoas é, sem dúvidas, muito gratificante. É possível ações como essas por meio da arquitetura, pois você se coloca no lugar do próximo, entende o seu ponto de vista, capta suas necessidades e desenvolve projetos que atendam às suas necessidades.

Flexibilidade em Relação ao Trabalho

A arquitetura permitirá que você seja um profissional bem independente em relação ao seu trabalho. O arquiteto e urbanista pode atuar em escritórios de arquitetura.

É possível trabalhar de forma independente como profissional liberal e/ou seguir carreira no poder público. Prestar serviços para grandes empresas, lojas, marcas e estúdios de design de mobiliário e iluminação. São muitas opções para você escolher.

Explorar o Mundo Através da Arquitetura

Como o profissional de arquitetura trabalha com soluções criativas e eficientes, é essencial que ele viaje muito e que tenha bagagem cultural o suficiente para elaborar projetos cada vez mais inovadores e exclusivos.

Além de explorar o mundo por meio de viagens, o arquiteto pode adquirir conhecimento por meio de livros, internet, palestras e até mesmo durante as visitas aos seus clientes.

Trabalhar Diretamente com Pessoas

É fato que em algumas profissões você deixa de lidar diretamente com as pessoas. Isso torna certos profissionais frios, tímidos e sem jogo de cintura para dialogar com o próximo.

A arquitetura coloca diversas pessoas na sua rotina, das mais variadas culturas e formações: clientes, fornecedores, vendedores, mão-de-obra e colegas de trabalho. Esse contato com tantas personalidades faz com que você absorva muito conteúdo diariamente, além de lhe tornar cada vez mais humano.

Carreira Promissora e Duradoura

A carreira de arquiteto permite que você exerça a profissão por quanto tempo quiser. Independentemente de estar ou não atuando, você sempre será arquiteto. O acúmulo de conhecimento ao longo da carreira torna o arquiteto cada vez mais respeitado e requisitado no mercado.

Ficou com vontade de fazer faculdade de Arquitetura e Urbanismo? Clique aqui e inscreva-se no Vestibular Agendado 2018.

Laysa Godoi