Você sabe a diferença entre Ensino Digital e Ensino a Distância?

A gente te explica!

Com o atual contexto de pandemia, houve uma adaptação nas várias atividades realizadas no dia a dia e não poderia ser diferente com a área da educação. Desde o Ensino Fundamental até o Superior, várias transformações e inovações das técnicas de ensino-aprendizagem tiveram que acontecer em uma velocidade extraordinária para que os alunos não fossem prejudicados.

Após todas as mudanças, surge uma grande dúvida: as faculdades privadas que têm o ensino presencial passaram a ser instituições de Ensino a Distância – EAD?

Explico: as instituições que ofertam, exclusivamente, a modalidade presencial e, devido à situação atual de pandemia, tiveram que adotar canais digitais para entregar os conteúdos aos seus alunos e não se transformaram em instituições de Ensino a Distância por este motivo. Para ser uma instituição de Ensino a Distância existem critérios que devem ser cumpridos para que o MEC autorize a oferta de cursos na modalidade EAD.

Outro grande questionamento é: Ensino Digital é a mesma coisa que EAD? Não! Eles são diferentes e vamos analisar essas diferenças a seguir.

No modelo EAD são disponibilizados aos alunos vídeo-aulas gravadas para todas as disciplinas e unidades de ensino. Já no Ensino Digital as aulas acontecem no mesmo horário, seguindo o conteúdo proposto no plano de ensino e com o docente da aula presencial, a mudança ocorre porque o professor e o aluno estão separados por telas de computadores ou celular, ou seja, não estão no espaço físico de uma sala de aula presencial.

Outro diferencial do Ensino Digital é que a interação é diária com o professor da disciplina, com a utilização de um material customizado elaborado pelo professor. No formato EAD, o aluno conta com um professor nas vídeo aula e um tutor para tirar suas dúvidas e o acompanhar nas atividades propostas, além de atividades e materiais didáticos padronizados, o que não ocorre do Ensino Digital.

Para finalizar essa análise, o modelo EAD apresenta cronograma, calendário, avaliações e testes padronizados e unificados. Já o Ensino Digital adota cronograma e calendários próprios, de acordo com o plano de ensino, mas adaptados para a situação emergencial, além do material dinâmico, personalizado e elaborado pelo professor da disciplina, de acordo com o conteúdo abordado durante as aulas remotas.

Quer saber ainda mais sobre o assunto? O professor Reinan Cruz, Assessor da Direção Executiva da Faculdade FAMA, esclarece mais detalhadamente as diferenças entre as duas modalidades aqui. Espero que você tenha conseguido entender a melhor sobre as duas modalidades.

Até logo!