Descubra como crescer na vida aos 20 anos

Crescer na vida
Compartilhar:
Facebooktwittermail

A juventude geralmente é marcada por sonhos e aventuras. Muitas pessoas ficam se perguntando como crescer na vida o mais breve possível.

A ansiedade de se desenvolver logo pode fazer com que você perca o foco e se desmotive no caminho. Por isso, antes de mais nada, é preciso ter paciência e planejamento.

Neste post, vamos dar dicas práticas de como crescer na vida profissional, começando desde já. Acompanhe para aprender tudo.

Afinal de contas, o que é sucesso?

Quem está buscando como crescer na vida precisa, primeiro, pensar na própria definição de sucesso. Afinal de contas, essa palavra tem um significado muito particular para cada um.

Você não precisa realizar todos os seus sonhos de uma só vez para se sentir bem-sucedido. Pode ir comemorando as próprias vitórias aos poucos para se sentir recompensado pelas metas alcançadas.

Pare para pensar no que você espera do futuro e como quer ser reconhecido. Esse pode ser um bom caminho para começar a traçar as suas metas.

Como crescer na vida?

Mesmo que a definição de sucesso seja particular, algumas dicas podem ajudar a qualquer pessoa a crescer na vida.

Seguindo esses passos você terá mais chance de concretizar os seus sonhos, alcançando os resultados esperados.

Saiba quais são eles:

1) Busque o autoconhecimento

Entender quais são nossos pontos fortes e fracos é muito importante para que possamos identificar como podemos nos desenvolver.

Pare para pensar nas suas habilidades e em como você quer ser visto. Pense nos elogios que recebeu e em como as pessoas reconhecem você.

Essa pode ser uma oportunidade de fazer uma pausa, olhando para si mesmo e buscando as respostas dentro de si.

2) Não se cobre tanto

Cada pessoa tem seu próprio ritmo. Por isso, não adianta ficar comparando as suas conquistas com as dos seus primos e amigos.

Seu melhor amigo já está se formando enquanto você ainda está pensando em fazer vestibular? Tudo bem! Entenda que cada um de nós constrói sua própria jornada e tem desafios diferentes para vencer.

Aceite que nem sempre as coisas acontecerão no ritmo que você deseja. Desde que você não desista dos seus sonhos, estará tudo bem mesmo assim.

3) Busque seu propósito

Ganhar mais dinheiro é legal porque permite que você compre tudo aquilo que gostaria. Porém, lembre-se que o salário não deve ser seu objetivo final em um estágio ou emprego.

Todos nós devemos trabalhar com uma missão de vida maior, ou seja, um propósito. Um objetivo que está acima da rotina do dia a dia e nos move.

Quando encontramos nosso propósito profissional somos muito mais produtivos e criativos. Consequentemente, passamos a ganhar mais dinheiro com a nossa profissão.

Crescer na vida - propósito

4) Poupe dinheiro hoje

Mesmo que você ganhe muito pouco no estágio, é interessante definir uma meta de poupança mensal. Qualquer quantia é bem-vinda quando o objetivo é criar o hábito de poupar.

Desenvolver esse comportamento desde novo ajudará você a reservar parte do salário, seja qual for ele, para realizar seus sonhos.

Estabeleça metas claras de poupança para que você possa monitorar o seu desempenho ao longo do ano.

5) Busque um estágio desde o primeiro semestre

No começo da faculdade muita gente fica perdida sem saber se deve ou não procurar um estágio. Não há período mínimo para fazer isso, portanto, é possível fazer isso desde o primeiro semestre.

Converse com os alunos dos últimos semestres e peça indicações sobre o mercado de trabalho. Aproximar-se de quem já atua na área vai permitir que você conheça mais a fundo a sua futura profissão.

Cadastre o seu currículo em plataformas de emprego e mantenha o seu perfil no Linkedin atualizados.

6) Faça freelances 

Se você tiver dificuldade em encontrar estágio, pode recorrer a projetos e trabalhos freelances para ganhar mais experiência.

Cadastre em sites de freelancers, como o Workana, por exemplo, e comece a oferecer os seus serviços. Crie uma boa apresentação pessoal e exponha os trabalhos que você desenvolveu ao longo da faculdade.

Realizar os primeiros projetos vai turbinar o seu currículo e, de quebra, aumentar o seu dinheiro no final do mês. 

Agora você já sabe como crescer na vida aos 20 anos. Então, deve assumir uma postura mais firme em relação ao seu próprio futuro. Crie um plano de carreira com metas claras em curto, médio e longo prazo.

Está nas suas mãos ser protagonista da sua história e realizar todos as suas metas. Boa sorte na jornada!

Curtiu as dicas? Leia o artigo como driblar os sintomas da ansiedade e depressão e fique por dentro deste assunto.

Sobre o Autor
Avatar

Marketing Fama

Compartilhar:
Facebooktwittermail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *