Raio-x: conheça tudo sobre o curso de Farmácia

Curso de Farmácia
Facebooktwittermail

Você já pensou em fazer o curso de Farmácia? Essa carreira está em grande expansão no Brasil nos últimos anos e oferece várias oportunidades.

Se você é apaixonado por Química e Biologia, essa pode ser uma grande chance. Imagine só fazer o que se gosta e ganhar bem por isso.

Neste post, vamos esclarecer as suas dúvidas sobre o assunto.

Confira!

Profissão farmacêutico

Quem já teve oportunidade de vivenciar aulas práticas em laboratórios de Química e Biologia pode experimentar um pouquinho dessa carreira.

Boa parte do trabalho do farmacêutico está ligado ao teste e ao desenvolvimento de novas substâncias.

Ou seja, você terá oportunidade de se tornar cientista e de entender a fundo como criar novas fórmulas.

Além disso, o profissional ainda pode atuar:

• criando novos cosméticos e produtos de higiene pessoal;
  • investigando a composição de princípios ativos;
  • realizando exames clínicos e em laboratórios;
  • fazendo exames toxicológicos;
  • esclarecendo dúvidas dos pacientes sobre medicamentos em farmácias;
  • controlando a qualidade das matérias-primas na indústria de alimentos;
  • identificando falsificações de substâncias químicas;
  • danda aulas e promovendo pesquisas científicas em universidades públicas e particulares;
  • em farmácias populares do Programa de Saúde da Família;

Essa é uma carreira em que dificilmente você trabalhará sozinho. Por isso, é muito importante ter facilidade de se aproximar dos colegas e de conviver bem.

Em hospitais e laboratórios, é muito comum que você esteja constantemente em contato com médicos e enfermeiros.

Aproveite para estreitar os laços profissionais e torná-los seus amigos. Assim, o dia a dia ficará mais leve.

O curso de Farmácia

Uma curiosidade que poucas pessoas sabem é que a profissão do farmacêutico é regulamentada por lei.

Isso quer dizer que para atuar em qualquer uma das áreas que já comentamos a pessoa precisa concluir o curso.

Depois de formado, você receberá um número de registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF). Quando isso acontecer, você poderá de fato começar a trabalhar e a surfar no mar de oportunidades dessa área.

A graduação tem duração média de 5 anos e é do tipo bacharelado. Se você não tem nem ideia do que isso significa, não se preocupe que vamos explicar.

O bacharelado é um tipo de curso mais amplo. Ou seja, é capaz de formar profissionais generalistas que saem da faculdade prontos para trabalhar em qualquer uma das áreas.

O que se estuda no curso de Farmácia?

A grade curricular do curso de Farmácia reúne matérias de três grandes áreas:

• Fármacos e Medicamentos;
  • Análises clínicas e toxicológicas;
  • Produção, controle e análise de alimentos e medicamentos.

Não se preocupe com o grau de dificuldade, porque tudo acontecerá de maneira gradual.

Nos primeiros semestres, você terá disciplinas mais básicas. Elas são importantes para você começar a entender os fundamentos do ramo.

Daí em diante, as matérias passam a ser mais específicas para que o estudante acumule conhecimentos necessários para o trabalho.

Se você imagina que só terá aulas de Ciências Biológicas, saiba que não é bem assim. A grade curricular é tão ampla que você terá contato também com Ciências Humanas e Exatas.

Curso de Farmácia - mercado

Disciplinas

A essa altura do post, apostamos que você já está se perguntando sobre as matérias do curso.

Por isso, resolvemos dar um spoiler para você e falar um pouquinho sobre 5 disciplinas da área.

Saiba quais são elas:

1. Biologia Celular

A Biologia Celular também é conhecida como Citologia. Apesar do nome esquisito, essa matéria é uma velha conhecida do Ensino Médio.

Esse é o ramo de estudo das células eucariontes e procariontes.

Os conteúdos analisam como são as estruturas internas e externas das células dos seres vivos e como elas funcionam.

Normalmente, essa disciplina é incluída no primeiro semestre, pois serve como introdução para os estudos mais aprofundados.

2. Química orgânica

Se você estava ansioso por saber mais sobre a Química aplicada a curso de Farmácia, esse é um bom exemplo.

Esta matéria é voltada para o estudo dos compostos orgânicos. Ou seja, aqueles que são à base de carbono.

O objetivo dela é preparar o aluno para entender suas propriedades físicas, reações, síntese e composições.

Ela também faz parte do grupo de conhecimentos introdutórios.

3. Cosmetologia

Já se imaginou trabalhando na indústria da beleza e do bem-estar desenvolvendo novas substâncias?

Pois saiba que isso é possível com domínio dos conhecimentos de Cosmetologia.

Essa disciplina prepara o aluno para trabalhar no desenvolvimento e na produção de produtos cosméticos.

Como este é um mercado em constante crescimento, há grandes oportunidades para quem quer se aventurar na área.

As indústrias de cosmético no Brasil estão sempre buscando profissionais com domínio técnico e criatividade para incentivar a inovação.

4. Toxicologia e análise toxicológicas

Provavelmente, você já ouviu falar de exames toxicológicos em grandes competições esportivas.

Ou ainda em relação às exigências para tirar carteira de habilitação para algumas categorias.

Apesar desses serem os usos mais comuns, as análises toxicológicas têm diversas finalidades.

Por meio dessa matéria, os universitários aprenderão como identificar os efeitos negativos das substâncias químicas sobre o organismo.

Além disso, serão capazes de descobrir se alguma pessoa fez uso de algum tipo de droga ilícita.

5. Homeopatia e fitoterapia

Outra área que está se desenvolvendo muito é esta. Isso acontece porque cada vez mais pessoas estão buscando tratamentos alternativos para os seus problemas de saúde.

Essa matéria é voltada a capacitar o aluno para desenvolver terapias à base de plantas medicinais e substâncias naturais.

Curso de Farmácia: um caminho promissor

Além de ser aprovado nas matérias do curso de Farmácia, para exercer a profissão o estudante deve cumprir outros requisitos. É necessário cumprir o estágio supervisionado e apresentar o trabalho de conclusão de curso.

Pode parecer muita coisa agora. Mas, na prática, você verá que é tudo muito tranquilo de realizar se você mantiver uma rotina de estudos.

Assim como nas outras áreas da saúde, você aprenderá estudando conceitos teóricos e colocando a mão na massa.

Aproveite todos esses momentos para identificar quais são as atividades com as quais você mais se identifica.

Assim, será mais fácil sair da faculdade com objetivos claros e pronto para ter um futuro profissional brilhante!

E aí? Quer ficar por dentro de mais dicas de carreira e sobre o mercado de trabalho?

Então siga a Fama nas redes sociais: Instagram e Facebook.

Sobre o Autor