Veja como qualificar o currículo durante a quarentena

Currículo
Compartilhar:
Facebooktwittermail

Quem é que não anda preocupado com o futuro profissional depois da crise, não é? Para não contar apenas com a sorte quando a pandemia passar, aproveite o período de isolamento para dar uma turbinada no currículo.

Afinal, quanto mais qualificado o seu currículo estiver maiores serão as suas chances de conseguir um bom trabalho ou trocar de emprego.

Então bora descobrir como deixar o seu ainda melhor? Continue lendo!

Como melhorar o currículo

Com a quantidade de gente procurando emprego, chovem candidatos quando uma empresa abre uma nova vaga. 

Por isso, o currículo precisa chamar a atenção das empresas logo de cara.

Segundo uma pesquisa feita pela Catho, 30% dos recrutadores levam até 10 segundos para eliminar um currículo. Dá para acreditar?

Esse dado só reforça ainda mais a importância de ter um currículo muito bem feito para se destacar dos outros profissionais.

Portanto, comece a se movimentar, pois a crise do coronavírus não é motivo para você parar de investir na sua carreira profissional. Veja o que dá para fazer de casa:

Aprender um novo idioma

Como você já deve saber, falar outras línguas deixou de ser apenas uma vantagem e virou uma exigência para muitas funções. Ou seja, investir em um novo idioma é urgente para quem quer se dar bem na carreira.

Caso você não tenha grana para pagar por um curso ou aulas com um professor particular, saiba que existem alternativas, como os sites e aplicativos para aprender idiomas por conta própria e de graça. 

Um dos mais conhecidos é o Duolingo. Com essa ferramenta, dá para aprender se divertindo. Assim como em um jogo, você vai acertando, acumulando pontos e passando de nível.

Fazer cursos online

Aproveitar a quarentena para estudar outros assuntos também é uma ótima ideia. Até porque você pode aprender muita coisa sem sair de casa com os cursos online.

Busque temas do seu interesse e relacionados à área em que você quer trabalhar. De preferência, faça inscrição nos cursos que ofereçam certificado de conclusão. 

Além do conhecimento, você ganha um elemento extra para colocar no currículo.

Várias instituições estão disponibilizando cursos de graça para esse período de isolamento. Só tome cuidado para escolher uma de confiança.

Desenvolver novas habilidades

Proatividade, organização, criatividade, capacidade de liderança e de trabalhar em grupo são alguns exemplos de características que as empresas esperam dos candidatos.

Por mais que você não tenha necessariamente como colocar em prática agora, você pode aprender como desenvolver essas habilidades a partir de livros e conteúdos disponíveis na internet.

Conhecer melhor você mesmo

O autoconhecimento é uma arma poderosa na hora de entrar para a batalha no mercado de trabalho. Afinal, é se conhecendo melhor que você vai encontrar o seu caminho para o sucesso.

Reflita sobre os seus interesses, valores, o que você gosta de fazer e onde você se enxerga no futuro.

A partir disso, fica bem mais fácil descobrir quais são seus objetivos profissionais e para que tipos de vaga você deve se candidatar. Ter uma função ou trabalhar em uma empresa com a qual você não se identifica dificilmente traz felicidade.

Currículo - quarentena

Passo a passo para preencher o currículo

Para o currículo ficar bacana, é preciso saber quais informações colocar nele, como apresentar todas elas e que tipos de cuidado tomar. Confira, a seguir:

1. Dados pessoais

No topo do currículo devem estar os seus dados, como nome completo, e-mail, telefone para contato e cidade onde mora.

Não use endereços de e-mail “engraçados” — ou você não vai ser levado a sério. Se for necessário, crie um novo e-mail com o seu nome.

2. Estrutura

Inovar no formato e fazer um currículo diferentão só é uma boa ideia se você for da área de artes, design, comunicação, etc. Do contrário, é melhor ficar no básico mesmo.

Use margens fixas, o mesmo espaçamento no documento inteiro, tamanho de letra legível e fontes tradicionais na cor preta.

3. Objetivo profissional

Em uma ou duas frases, descreva o seu objetivo profissional de forma simples. Esse é um elemento importante do currículo que você pode alterar de acordo com a vaga.

A ideia é apontar a ocupação que você gostaria de ter. Apesar de ser um erro comum, não tente use esse espaço para falar das suas habilidades.

4. Experiência

Nesta parte, você deve colocar as suas experiências em ordem cronológica inversa, ou seja, começando pela mais recente.

Não deixe de mostrar as suas principais conquistas, no que você se destacou e quais eram suas principais responsabilidades. Isso ajuda o recrutador a entender mais o seu perfil.

Estágios de férias e trabalhos voluntários também podem entrar aqui, principalmente se você ainda não teve muitas experiências profissionais.

5. Formação

Tudo o que for relacionado a sua educação fica nessa parte do currículo. Portanto, qual faculdade você fez, em quais escolas estudou, além de outros cursos. 

Não esqueça de colocar o nome da instituição de ensino, nome do curso e ano de conclusão.

Coloque também os seus conhecimentos de idiomas. Mas aqui vai um alerta: jamais “exagere”, dizendo que você é fluente em uma língua se você não for.

6. Seja simples

Não adianta tentar impressionar os recrutadores enchendo o currículo de informação, pois o efeito pode ser contrário.

Seja o mais objetivo possível e tente não ultrapassar o limite de duas páginas.

7. Revise várias vezes

Nada pior do que apresentar um currículo cheio de erros de português. Quando é assim, dificilmente o candidato passa para as próximas etapas do processo seletivo.

Afinal de contas, o excesso de erros indica que a pessoa não teve cuidado ao escrever o currículo. Esse tipo de desleixo não é positivo para nenhuma função.

Sendo assim, revise com o máximo de cuidado possível. Se tiver alguma dúvida de gramática, faça uma pesquisa para ter certeza de que escreveu de forma correta ou peça a ajuda de alguém.

Currículo: a porta de entrada para o mercado

Se você estava ficando entediado na quarentena, esse problema acabou. Como você viu, dá para aproveitar o tempo em casa para qualificar e repaginar o seu currículo.

Quer se destacar no mercado de trabalho? Comece a colocar as dicas em prática!

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de seguir o Instagram e o Facebook da Fama para acompanhar outros posts com ótimas dicas.

Compartilhar:
Facebooktwittermail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *