Coronavírus: 6 aprendizados para tirar da pandemia

Coronavírus
Compartilhar:
Facebooktwittermail

O coronavírus não afeta só a saúde das pessoas. Afinal, essa pandemia anda trazendo mudanças para a vida de todo mundo e provavelmente para a sua também.

Mas, em vez de passar o tempo se preocupando, por que não olhar para o que está acontecendo e pensar no que você pode aprender com a situação?

Veja, a seguir, como o vírus está impactando a sociedade e quais lições ele deixa para a gente.

O que é o coronavírus?

Apesar dos sintomas parecidos com os da gripe, o coronavírus é capaz de causar problemas respiratórios bem mais graves, principalmente em pessoas com mais de 60 anos ou que tenham asma e outras doenças crônicas.

O que faz esse vírus ser ainda mais perigoso é o seu poder de transmissão. Tanto que, por ele ter chegado em todos os continentes, a situação começou a ser chamada de pandemia.

Com isso, países do mundo inteiro foram obrigados a tomar atitudes sérias para lutar contra o inimigo, como educar sobre os cuidados de higiene, investir nos sistemas de saúde, ajudar empresas e trabalhadores, entre outras.

Para evitar que o vírus se espalhe, a principal medida é pedir para a população ficar em casa, diminuindo a circulação e o contato entre as pessoas. 

Além disso, fronteiras, comércios, escolas, academias, parques e vários lugares foram fechados.

6 aprendizados para tirar da pandemia

Isso tudo faz a gente se ligar em como o coronavírus virou nosso estilo de vida de cabeça para baixo. Quanta coisa mudou em algumas semanas, não é mesmo?

O tempo com a família é maior, o trabalho e as atividades de lazer acontecem dentro de casa, os encontros com os amigos são online e até o jeito como a gente encara o mundo ficou diferente.

Agora, finalmente, a pergunta que não quer calar: o que dá para aprender com a pandemia?

1. Saúde é coisa séria

A falta de investimento em saúde parece ser um problema constante e que vira pauta de toda eleição. Porém, com esse susto do coronavírus, a população está percebendo o quanto é importante o país investir nessa área.

Como os cuidados com a saúde foram redobrados, muita gente também começou a se preocupar com outros hábitos fundamentais, como ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos.

Além disso, a pandemia tem chamado a atenção para o cuidado com a saúde mental. Isso porque toda essa situação está fazendo as pessoas sofrerem ainda mais de ansiedade e depressão.

Portanto, não se esqueça de cuidar de você mesmo. Descansar, dormir bem e fazer coisas que você gosta também é importante.

2. Prevenção deve ser a regra

É claro que o mundo não esperava enfrentar uma crise de saúde dessas. Mas será que ninguém nem imaginou que um vírus poderoso pudesse infectar os humanos?

Apesar de não ter chamado a atenção da comunidade internacional, biólogos chineses já tinham falado em um artigo científico sobre um possível surto de coronavírus no início de 2009.

Talvez você fique indignado ao saber disso, com toda razão. Será que não dava para fazer algo para impedir a pandemia?

E não é como se outros vírus da mesma família já não tivessem causado estragos por aí. A diferença é que, dessa vez, a doença se espalhou pra valer.

Mas dá para tirar uma lição disso tudo: se é possível se prevenir, por que não, certo? 

O que, com certeza, todos esperam é que isso sirva de alerta para evitar crises parecidas no futuro.

3. Resolver problemas de forma rápida

Quanto mais tempo as autoridades demoram para tomar as medidas necessárias, o número de pessoas infectadas aumenta e mais vidas são colocadas em risco.

Portanto, numa pandemia, é fundamental agir o mais rápido possível.

A China foi elogiada justamente por causa disso. Em apenas dez dias, o governo chinês construiu um hospital de 10 mil leitos para atender aos doentes. Além disso, foram feitos testes em escala para rastrear os casos de forma adequada.

Por outro lado, a gente viu o caso triste de países como Itália e Espanha. Como as autoridades demoraram muito para agir, o vírus foi se espalhando sem controle nenhum.

A partir dessas situações, é possível tirar uma boa lição para a vida. 

Se um problema aparece, é sempre melhor tentar achar uma solução o quanto antes para ele não virar uma bola de neve.

Coronavírus - informações

4. Buscar informações confiáveis

Notícias falsas em grupo de WhatsApp é o que não falta. E a impressão é de que, durante a pandemia, elas se espalham mais rápido que o próprio vírus.

Por mais absurdas que elas possam parecer, sempre vai ter quem acredite nelas. Mais do que acreditar, algumas pessoas podem entrar em pânico com algumas informações que circulam nas redes.

Apesar de as fake news não serem nenhuma novidade, a crise do coronavírus está fazendo a população em geral perceber a importância de buscar fontes confiáveis de informação.

Ou seja, em vez de se informar nas redes sociais e com as mensagens que chegam nos grupos, busque informação em programas sérios de televisão, jornais e portais com credibilidade.

5. Confiança na ciência

A pandemia também está servindo para mostrar o quanto a ciência é importante, principalmente para aqueles que não costumam levar os cientistas a sério.

Sem a ciência, o mundo não tem como vencer a batalha contra o coronavírus. 

Isso porque são os estudos e os conhecimentos dos pesquisadores que servem de arma em momentos como esse.

Ao mesmo tempo, é hora de lembrar que a gente só conta com vacinas e tratamentos para diversas doenças graças ao conhecimento científico. 

Gerações de estudiosos se dedicaram por anos para encontrar maneiras de salvar vidas. E isso não precisa ser lembrado.

6. Solidariedade

Uma grande parceira da ciência durante a pandemia é a solidariedade. As pessoas estão percebendo agora o quanto elas dependem umas das outras e como os comportamentos individuais afetam o coletivo; ou seja, tudo está interligado.

Assim, a sociedade tem se mostrado mais generosa, gentil e solidária.

Além dos governos e instituição trabalhando em cooperação, as pessoas estão dispostas a ajudar os outros.

Tanto é que várias iniciativas estão dando o que falar na internet e até nos principais meios de comunicação. Entre as que mais chamam a atenção é a atitude de pessoas que estão ajudando os vizinhos idosos a fazer suas atividades, como ir ao mercado ou à farmácia.

Coronavírus: oportunidade para o mundo melhorar

Portanto, em meio ao caos, é possível tirar algumas lições que servem para vida toda. E ver o tanto de gente disposta a ajudar dá até uma aquecida no coração, não acha?

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de seguir a Fama no Instagram e Facebook para acompanhar outros temas interessantes!

Compartilhar:
Facebooktwittermail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *