8 dicas de como pagar a faculdade sem se comprometer financeiramente

Compartilhar:
Facebooktwittermail

Muita gente sonha em concluir a graduação, mas fica se perguntando como pagar a faculdade. 

A preocupação é válida, afinal, você precisará investir tempo e dinheiro em um projeto de pelo menos dois anos. 

Neste post, vamos ajudar você a entender como realizar o sonho de ter o diploma em mãos sem sacrifícios. Acompanhe para saber mais.

Como pagar a faculdade: sonho x realidade

Um dos grandes empecilhos para a realização dos sonhos costuma ser a falta de dinheiro. Muitas vezes, isso é causado pela falta de planejamento e de organização financeira.

Engana-se quem pensa que é necessário abrir mão de todo conforto e dos momentos de lazer para conseguir juntar dinheiro.

Realizar sonhos está associado, na verdade, à sua capacidade de otimizar o orçamento e criar novas oportunidades de renda. Listamos algumas pequenas mudanças que podem ajudar você nesse intuito:

1) Liste seus gastos

Ninguém consegue economizar se não souber primeiro com o que está gastando. Portanto, antes de mais nada é preciso observar a sua rotina de gastos.

O processo é simples. Você pode registrar as compras em um bloco de papel ou usar um aplicativo como o Minhas Economias, por exemplo.

Essa análise permitirá ter conhecimento dos seus gastos agrupados por tipo. Dessa forma, será possível rever o que pode ser feito para se reorganizar financeiramente.

2) Repense o seu consumo

O consumo consciente é uma tendência mais sustentável para o seu bolso e para o planeta em que vivemos.

Antes de qualquer compra, pense se você realmente tem necessidade daquele produto ou serviço. Essa pode ser uma maneira simples de evitar gastos desnecessários e poupar o meio ambiente da geração de mais lixo.

3) Tenha metas claras

Ter metas claras é essencial para ter sucesso financeiro. Comece pesquisando qual é o valor da faculdade que você deseja cursar.

Estipule qual é a quantia necessária para dar início ao curso. Saiba quanto você precisará ter de dinheiro até o final da graduação.

Essa é uma forma de materializar seu sonho e torná-lo mais realista. Isso é fundamental para que ele saia do papel e se concretize.

4) Pesquise sobre investimentos

Investir o seu dinheiro pode ser uma forma de acelerar o valor arrecadado no final do mês. Há opções mais conservadoras, tais como a poupança e o tesouro direto, e mais ousadas, como as ações.

Procure o seu gerente bancário e discuta com ela qual é a opção mais adequada ao seu perfil. Ele poderá ajudar você a otimizar o seu dinheiro e alcançar os seus sonhos.

Como pagar a faculdade - planejamento

5) Descubra novas formas de renda

Se mesmo depois de listar todos os seus gastos, a sua renda continuar insuficiente é hora de usar a criatividade. 

Olhe ao seu redor e descubra novas formas de ganhar dinheiro. Você pode, por exemplo, vender alguma coisa na faculdade, como salgados e doces. 

Ou ainda, realizar trabalhos freelancer. Existem diversas plataformas online na qual você pode oferecer seus serviços, aumentando o seu rendimento e sua experiência prática.

6) Não considere apenas o preço

Um dos maiores erros de quem quer poupar é comparar os preços sem levar outros aspectos em consideração. O valor de um produto ou serviço deve ser sempre contextualizado à qualidade da entrega.

Imagine, por exemplo, que você está em dúvida entre duas faculdades. Uma tem a mensalidade mais barata e outra um pouco mais cara, mas oferece descontos.

Na conta final, a segunda instituição tem uma mensalidade levemente mais alta do que a primeira. Em compensação, tem melhor infraestrutura e qualidade. Logo, é um investimento mais seguro e confiável e deve ser a eleita.

7) Procure um estágio

Fazer estágio ao longo da faculdade é uma boa alternativa para aprender e pagar o curso sem se comprometer financeiramente.

Você pode buscar estágios a partir do primeiro semestre do curso. As próprias instituições de ensino costumam ofertar vagas internamente ou em empresas parceiras.

Além disso, é possível se candidatar por meio de portais de vagas ou redes como o Linkedin.

8) Participe de um projeto de pesquisa

Outra forma de aumentar a sua renda é participar de um projeto de pesquisa e extensão na própria faculdade.

Esse tipo de atividade é mais voltado para o ensino acadêmico. Por isso, é ideal para quem tem prazer em se debruçar na teoria.

A maior parte destes projetos tem como subsídio uma bolsa em dinheiro. Você só tem a ganhar: mais conhecimento e estabilidade financeira. 

Como qualquer outro plano de peso, cursar uma graduação exige planejamento e dedicação. Agora que você já sabe como pagar a faculdade sem se comprometer financeiramente, pode partir para ação.

Busque referências da instituição de ensino e faça teste vocacionais para entender seus talentos. Com empenho e determinação, seu sonho pode se concretizar mais breve do que você imagina!

Quer mais dicas sobre esse assunto? Informe-se sobre bolsas estudantis clicando aqui.

Compartilhar:
Facebooktwittermail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *