Como estudar melhor: 5 dicas para ser mais produtivo

Como esutdar

Você sente que seus estudos não rendem como deveriam? Então, é sinal que é preciso saber como estudar.

Sim, há um jeito certo para ser mais produtivo na hora de aprender.

Basta colocar novos hábitos em prática para sentir os impactos positivos na hora de dar conta daquela matéria tão importante.

Quer descobrir o que fazer? Venha conferir 5 dicas essenciais!

1. Monte um planejamento de estudos

Se você tiver que perder minutos preciosos sempre que for estudar para saber o que fazer em seguida, a produtividade vai ao chão.

Portanto, o truque é já definir o que estudar.

Monte um cronograma com as principais disciplinas e divida-as ao longo dos horários. Deixe temas relevantes em períodos próximos se quiser saber como estudar melhor.

Tenha uma rotina para estudar

Imagine como seria incrível poder apertar um botão e fazer seu cérebro se preparar para aprender.

Pensou? Apesar de não termos esse botão, podemos “ensinar” a mente a se preparar para certas atividades, como estudar.

Um caminho necessário é estudar sempre nos mesmos horários ou depois de uma ação específica.

Se não puder fazer isso no mesmo horário, comece após tomar um banho ou passear com o cachorro. Sua mente vai se acostumar e ficará ligada nas horas certas.

2. Recompense a sua produtividade

Você sabia que recompensas são mais efetivas que castigos? Por isso, vale a pena criar “prêmios” para estimular a sua produtividade.

Combine consigo que poderá assistir à sua série favorita na Netflix se terminar mais cedo ou que terá um dia de folga se conseguir adiantar os estudos.

Não é preciso gastar dinheiro para se recompensar!

Tenha metas e objetivos desafiadores

Ao mesmo tempo, se tudo for fácil demais, você pode desanimar. Então, o truque é criar objetivos que pareçam complexos.

É claro que não podemos abrir mão da qualidade dos estudos e nem gerar muito cansaço. Mas que tal se desafiar a conquistar bons resultados? O melhor é que as recompensas podem ser ainda maiores!

3. Planeje como estudar longe das distrações

Ser interrompido o tempo inteiro é o segredo para a falta de produtividade — e não é isso que queremos, né? Portanto, é essencial ficar longe das distrações.

Escolha um cantinho tranquilo e silencioso em casa para estudar ou conte com a biblioteca da faculdade.

Também é essencial fugir das redes sociais e desativar as notificações do celular que não forem importantes.

Crie rajadas produtivas para estudar

Em vez de estudar um pouquinho de cada vez, que tal tentar focar o máximo durante um período?

Você pode estudar 50 minutos e descansar 10 minutos, por exemplo. Ou, então, estudar um capítulo inteiro e relaxar por 5 minutos.

O importante é encontrar formas de como estudar continuamente, pois isso vai garantir ritmo e produtividade, combinado?

Como estudar - dicas

4. Tenha o apoio da tecnologia para saber como estudar

Quem disse que a tecnologia é apenas a vilã? Se você souber usar os recursos a seu favor, pode acreditar, a tecnologia será de grande ajuda no processo.

Assista a vídeos quando quiser uma explicação mais fácil e ouça podcasts do tema de interesse enquanto faz outras atividades.

Essas são formas de aprender com máxima produtividade!

Use os aplicativos a seu favor

Além disso, há vários apps que tornam mais fácil se concentrar e ter ótimo rendimento, sabia? Veja alguns exemplos:

●     faça anotações rápidas em cadernos virtuais com o Evernote;

●     transforme suas sessões de estudo em compromissos no Google Agenda;

●     evite a procrastinação com o Forest;

●     guarde páginas interessantes para ver depois com o Pocket;

●     saiba quanto tempo você demora em cada tarefa com o Toggl;

●     crie notas de estudo com a sua fala com o NaturalReader e muitos outros.

5. Cuide de você no processo

Aprender a como estudar não significa apenas se dedicar, sem pensar em mais nada, sabia?

Também precisamos de outras atividades no cotidiano, até mesmo para o estudo fluir melhor.

Desse modo, é importante não exagerar. Faça pausas ao longo dos estudos, durma por tempo suficiente e cuide da alimentação.

Tudo isso contribui para aumentar a produtividade!

Tenha um tempo para relaxar

Sabe aquela história de ter “momentos de descompressão”? Pois é, ela é mais que verdadeira. Não fique na pilha apenas de estudar sem parar, combinado?

Tenha tempo para conversar com os amigos, conferir as redes sociais, ver seus programas favoritos. Com organização, há como fazer um pouquinho de tudo.

A chave da produtividade está em aprender como estudar melhor. Com as nossas dicas, você terá todas as ferramentas para mandar bem e turbinar o seu rendimento!

Quer outras dicas para os seus estudos? Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!