5 dicas essenciais de como escolher um curso superior

Como escolher um curso superior

É fim de noite. Você se deita para dormir cansado depois de um longo dia de trabalho. Tenta pegar no sono, mas só consegue pensar em como escolher um curso superior.

Aliás, essa pergunta parece martelar a sua cabeça nas horas mais impróprias, né!?

Sabemos o que você está passando, por isso, resolvemos escrever esse post especialmente para ajudá-lo a pôr fim nessa angústia.

Vamos dar dicas simples para que você possa encontrar essa resposta quanto antes.

Entenda como encontrar a solução do seu problema levando em consideração 5 pontos básicos. Preste atenção!

Como escolher um curso superior?

Escolher a faculdade que você vai cursar é mesmo uma baita responsabilidade.

Afinal, serão pelo menos quatro anos estudando uma mesma área e se preparando para o mercado de trabalho.

Se você está completamente perdido sobre isso, fique calmo. Saiba que você não é a primeira e  nem a única pessoa a ter dúvidas e a passar por isso.

Vai ficar tudo bem! Seguindo alguns passos, você poderá olhar para dentro e encontrar as respostas que precisa.

Vamos lá!

1. Pratique o autoconhecimento

Praticar o autoconhecimento pode até parecer algo chato ou careta. Porém, saiba que isso pode fazer muita diferença na sua vida.

Quando você começar a entender os seus gostos e o que faz você feliz, será mais simples identificar afinidades.

Assim, você poderá filtrar as opções e deixar apenas as que mais agradam você.

Ter uma lista reduzida de alternativas é essencial para começar a pensar no próximo passo.

Por isso, tire um momento para refletir no que dissemos aqui antes de dar sequência na leitura.

2. Conheça a fundo as profissões de interesse

Agora que você voltou a ler o post, é hora de começar a pesquisar mais informações sobre as carreiras que estão na sua lista. Busque saber mais detalhes sobre:

• média salarial;
  • dia a dia do profissional;
  • como são as atividades do setor;
  • como é o mercado de trabalho;
  • quais são os desafios de quem está empregado;
  • ramos de atuação;
  • possibilidades de especialização.

Para ter acesso a essas informações, você pode fazer uma pesquisa na internet ou conversar com pessoas formadas na área.

No Linkedin, por exemplo, há muitos grupos de discussão por profissão que podem ser úteis neste momento.

Como escolher um curso superior - dicas

3. Visite as faculdades que chamam a sua atenção

A instituição de ensino tem grande poder de influência na qualidade da sua formação. Por isso, não adianta escolher um bom curso e estudar em uma faculdade ruim.

Dedique parte do seu tempo de pesquisa buscando informações sobre a reputação das faculdades que você está interessado.

Navegue pelo site para conhecer os projetos e as instalações.

Agende uma visita guiada aos locais que mais chamarem a sua atenção. Essa pode ser uma boa oportunidade para conversar com o coordenador de curso e alunos para tirar as suas dúvidas.

4. Faça testes vocacionais

Se você é viciado nos testes do Buzzfeed, vai curtir fazer também uma entrevista para identificar a sua vocação.

Esse tipo de ferramenta pode ser feita por meio de um questionário fechado e/ou de uma conversa presencial.

O foco aqui é identificar quais são as áreas do conhecimento com as quais você tem mais proximidade.

A partir disso, o teste informa quais são as possíveis carreiras que você pode seguir.

É mais uma forma de aumentar a sua consciência sobre você mesmo. Um passo importante para reforçar o seu autoconhecimento e deixar a sua decisão mais leve!

5. Pense nas suas prioridades

Todo mundo quer ganhar muito dinheiro e conquistar a sua independência. Isso é fato!

O problema é quando a possibilidade de recebimento financeiro é a única coisa que importa.

Antes de escolher uma profissão apenas pelo salário, pense bem em quais são as suas prioridades.

Lembre-se que você investirá seu tempo e dinheiro em uma carreira. Portanto, vale pensar com calma nos critérios de escolha.

Algumas profissões realmente têm remunerações mais altas, mas exigem muita dedicação semanal. Pense sobre qual qualidade de vida você deseja ter no futuro.

Já sabe como escolher o curso superior?

Como você viu, não adianta eleger uma carreira tirando a sorte no cara ou coroa. É preciso ter calma e disposição para seguir cada uma das etapas e tomar a melhor decisão.

Agora que você já sabe como escolher um curso superior, pode deitar no travesseiro tranquilo e relaxar.

Planeje o seu futuro com calma e opte pelo que mais tem a ver com você.

Fazendo a escolha certa para você, qualquer profissão pode ser rentável e próspera!

Quer receber mais dicas de carreira e estudo? Inscreva-se no Canal da FAMA no Facebook