Saiba como entrar na faculdade

Como entrar na faculdade

A graduação abre muitas portas profissionais e traz possibilidades incríveis. Para aproveitar ao máximo essa oportunidade, é essencial saber como entrar na faculdade.

Hoje, temos há várias formas de se tornar um calouro e dar início a essa jornada tão importante.

Descubra quais são as alternativas e entenda como conseguir a sua vaga!

Como entrar na faculdade?

Para começar o seu sonho com o pé direito, é a hora de entender o que fazer para ingressar na faculdade.

Isso facilita a preparação e faz com que o processo seja simples, concorda? Então, venha conhecer quais são os modos de ingresso!

Vestibular

O vestibular é a forma mais famosa e “tradicional” de entrar na faculdade. Funciona assim: você se inscreve com seus dados pessoais e documentos e realiza uma prova.

Nessa avaliação, as questões são de múltipla escolha e ainda tem uma redação com tema definido.

Com a sua nota, é feita a classificação dos candidatos. Se ficar em uma posição com uma vaga disponível, você está dentro!

Parece complicado, mas, na real, é tudo bem simples. Uma boa instituição vai apresentar uma disponibilidade legal de vagas, então suas chances são altas.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem como objetivo classificar os estudantes que desejam entrar em instituições públicas.

Mas você sabia que a nota no exame também é útil para uma faculdade particular?

Basicamente, rola a chance de aproveitar o seu desempenho no momento da inscrição.

A sua nota servirá para a classificação no processo seletivo, sem que seja preciso encarar o vestibular.

Transferência

Pode acontecer de você se matricular em um local e não curtir tanto a experiência, sabe? Ou talvez role de se mudar e isso não tem que ser motivo para deixar a graduação de lado.

Nesses casos, uma maneira de como entrar na faculdade é pela transferência.

Nada mais é que uma “mudança”, de uma faculdade para a outra. Vai aproveitar diversas matérias que já tiver cursado e dará continuidade à sua formação.

O procedimento é bem simples e só é preciso ter cuidado com a documentação. O melhor de tudo é que não será necessário passar pelo processo seletivo. Legal, né?

Portador de diploma

Depois de se formar, é normal sentir vontade de fazer uma segunda graduação.

Afinal, o mercado de trabalho exige cada vez mais qualificação e, após a primeira formação, podemos aproveitar melhor as próximas experiências.

É por isso que outro meio de ingresso é destinada aos chamados portadores de diplomas.

Você se formou e quer se aventurar em uma nova área? Essa é a opção perfeita para o seu caso!

Só é preciso comprovar a sua formação prévia para se matricular no curso, desde que haja vagas. Também não é necessário encarar o processo seletivo, o que deixa tudo mais fácil.

Como entrar na faculdade - dicas

O que é preciso fazer antes de saber como entrar na faculdade?

Além de entender como entrar na faculdade, é fundamental se preparar para aproveitar todas as oportunidades que a graduação oferece.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que você tem que conhecer. Venha descobrir quais são!

Confira os turnos disponíveis da graduação

Na hora de se matricular, não se esqueça de conferir qual é o torno da graduação.

Se o curso apresentar mais de uma opção, confira certinho os horários e o campus para escolher, beleza?

No começo, talvez pareça que isso não vai fazer diferença, mas ter os horários certos será essencial quando você tiver que fazer estágio.

Conheça os programas de bolsas e financiamentos

Além do processo seletivo para a entrada, é possível se candidatar a programas de bolsas e financiamentos, sabia?

Eles facilitam o pagamento das mensalidades e dão uma mãozinha para a conclusão da graduação.

Cada programa tem regras específicas, como apresentar nota do Enem, comprovar renda ou atender a certos critérios. Então, informe-se na sua faculdade para saber o que está disponível!

Esteja preparado para uma nova e emocionante aventura

A verdade é que se matricular na graduação é uma daquelas decisões que mudam a vida de forma intensa.

Muita coisa vai acontecer ao longo dos períodos e você sairá uma nova pessoa dessa etapa.

Então, o melhor a fazer é escolher uma instituição de qualidade e mergulhar de cabeça nessa oportunidade!

Prepare-se para entrar na faculdade!

Conhecer quais são as alternativas de como entrar na faculdade é essencial para conseguir a tão sonhada vaga.

Do vestibular às opções sem processo seletivo, não faltam caminhos para dar início a essa jornada!

Fique por dentro de tudo sobre a vida universitária!

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram para não perder nada.