Faculdade Fama Menu
Blog

Aqui, você se liga no Na Prática e coloca suas ideias pra funcionar.

16 de abril de 2018

Trabalho e estudo: consigo conciliar?

Trabalho e estudo

Trabalho e estudo: como conciliar?

Trabalhar durante o dia inteiro e estudar à noite não é uma tarefa fácil.  No entanto, é uma realidade para muita gente. Se você chegou até aqui é porque ficou curioso nas dicas que vamos te dar, certo? Então, acredite! É possível ter sucesso na carreira profissional conciliando trabalho e estudo, sem ganhar muitos fios brancos para isso.

Veja 5 dicas que te ajudarão a conciliar trabalho e estudo sem enlouquecer:

Estabeleça prioridades

Estabelecer prioridades é essencial. O primeiro passo é  verificar qual das duas atividades – trabalho ou estudo – é mais importante nesse momento. Se a resposta for o trabalho, você já pode montar uma grade de estudos com intervalos maiores.  As tarefas acadêmicas também podem ser cumpridas com mais tranquilidade durante o período livre. Se a sua prioridade é concluir a graduação, a solução é escolher um emprego mais flexível, um estágio ou então um emprego que você possa trabalhar meio período.

Crie uma rotina

Conciliar trabalho e estudo não é fácil, por isso, seja extremamente fiel à rotina. Estabeleça horários para estudar e para se dedicar aos projetos profissionais. Anote em um calendário ou em uma agenda as datas importante de entrega de trabalhos e provas. Desta forma, há menos chances de você adiar o cumprimento das tarefas.

Otimize o tempo livre

Para conseguir conciliar trabalho e estudo é preciso sacrificar alguns aspectos da vida pessoal. Os horários de lazer devem ser reduzidos, eu disse REDUZIDOS e não que você deixará a sua vida social de lado, certo? Estudar aos finais de semana também é uma das primeiras medidas para quem se vê neste tipo de situação. É preciso entender que se você trabalha é porque precisa e se estuda é porque isso vai te fazer progredir no futuro.
Com este pensamento fica mais fácil eliminar distrações como telefonemas, redes sociais, passeios todas as noites ou assistir televisão por longas horas. O foco deve ser no ganho futuro!

Use a tecnologia a seu favor

Aparelhos como celular, smartphone, tablet e notebook são aliados importantes para estudar. Há vários aplicativos que podem te ajudar a se organizar e estudar. Sem contar que você pode armazenar conteúdos importantes das aulas e revisá-los enquanto percorre as distâncias entre sua casa, o trabalho e a faculdade.

Crie grupos de estudos

Ter um network (rede de contatos) acadêmico ajuda muito! Grupos de estudos podem estimular o seu desempenho, por exemplo, se precisar faltar a uma aula porque trabalhou até mais tarde, você poderá pedir o conteúdo ao seu colega de grupo, assim um ajuda o outro nos momentos de sufoco, por isso, desde o início, procure aproximar de pessoas que tenham as mesmas afinidades que a sua e monte seu grupo.

Com essas dicas eu tenho certeza que você vai conseguir estudar e trabalhar!

Gostou das dicas? Deixe aqui nos comentários.

Bons estudos e bom trabalho!

Como alcançar a estabilidade financeira após a Graduação?

Laysa Godoi

Analista de Marketing na FAMA, especialista em criação de conteúdo. Apaixonada por mídias sociais e pesquisa. Estou sempre atenta às novidades que envolvem a educação do ensino superior.

Comentários