Descubra como conciliar trabalho e estudo

Como conciliar trabalho e estudo

Descobrir como conciliar trabalho e estudo pode mudar a seu ânimo para melhor. Alcançar equilíbrio nestes dois pontos  vai fazer você se sentir mais produtivo e ter mais qualidade de vida.

É isso mesmo!

O segredo para isso está em como organizar o seu dia a dia para alcançar os resultados esperados. Não é tão difícil quanto parece.

Neste post, vamos explicar como fazer isso e assegurar o seu sucesso profissional.

Acompanhe para saber mais. 👇

Como conciliar trabalho e estudo: vida pessoal x vida profissional

Muitas pessoas da sua idade têm dificuldade de adaptação quando começam a estudar e a trabalhar simultaneamente.

Se isso estiver dando medo em você, não se preocupe. É normal ficar um pouco encucado mesmo.

Combinar vida pessoal e profissional exige um certo esforço de planejamento, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Para fazer isso dar certo, é preciso ter foco e determinação.

Se um dos lados passar a pesar mais na balança, com certeza, você terá problemas.

Portanto, é necessário manter a vigilância para que tudo continue como desejado.

4 dicas de como conciliar trabalho e estudo

Fazer faculdade e trabalhar para pagar os estudos ou para adquirir experiência é a realidade de grande  parte dos universitários.

Pode ser que no começo você considere o cotidiano mais puxado. Porém, é só uma questão de tempo para se acostumar.

Se você se preocupar em seguir os passos que vamos apresentar desde o início, passará por essa fase mais tranquilo. Afinal, é preciso sentir prazer mesmo em meio aos dias corridos dessa jornada.

Como prometemos, vamos contar o segredo para você a partir de agora.

Anote a receita para unir as duas coisas:

1. Crie uma rotina

Mesmo com mais coisas para fazer, o seu dia continuará tendo 24 horas.

Por isso, você precisará distribuí-las entre todas as suas atividades profissionais e da faculdade.

Isso vale, inclusive, para os finais de semana. A partir do momento que você começar a faculdade, você precisará reservar algum tempo aos sábados e domingos para estudar.

Organize a sua rotina definindo quanto tempo você poderá se dedicar aos livros por dia.

Separe alguns momentos para as atividades e leituras que os professores irão passar durante as aulas.

Como conciliar trabalho e estudo - rotina

2. Aprenda a fazer concessões

Hora ou outra você precisará abrir mão de alguma coisa, mesmo que siga a rotina.

Às vezes, os trabalhos da graduação vão ser mais desafiadores e você precisará passar o domingo por conta.

Em outras ocasiões, a reunião do trabalho exigirá que você chegue um pouco atrasado para o começo da aula. Entenda que isso fará parte do processo e aprenda a lidar com esses imprevistos.

Aceite fazer algumas concessões durante a faculdade. Ao final dela, você terá todo tempo do mundo para curtir os amigos e viajar quando quiser.

Não se cobre tanto e respeite o seu ritmo.

3. Faça um cronograma para suas atividades

Ter horário marcado é fundamental para quem quer conciliar trabalho e estudo. Você terá várias matérias a cada semestre, por isso, precisará se planejar para passar por todas elas.

Divida o seu tempo disponível para estudo entre atividades, revisões e leitura. Faça um cronograma de tudo o que precisa ser feito a cada dia da semana.

Essa é a melhor maneira de otimizar o seu tempo e fazer com que você tenha uma boa formação.

Lembre-se que você deve ser a pessoa mais compromissada com a sua própria vida profissional.

4. Tenha prioridades

Quando tudo parece ser urgente, essa palavra perde o sentido e fica vaga. Não adianta ficar que nem barata tonta correndo de um lado para o outro. É necessário ter foco.

Antes de cada atividade, decida qual deve ser o objetivo da sua ação e o que você espera com isso.

Ao longo da semana, dedique-se ao trabalho e ao seu desenvolvimento profissional.

Aos finais de semana, escolha ficar em casa estudando se for preciso. Muitas baladas e viagens ainda virão pela frente.

Você não precisa participar de todas enquanto estiver se formando, ok?

Estudante e trabalhador: viva a rotina da melhor maneira!

Neste post, explicamos como conciliar trabalho e estudo e ter um futuro de sucesso.

Como você pode notar, as dicas são super fáceis de se aplicar, justamente para que você comece a agir logo.

Seguindo esse passo a passo, você terá mais chances de conseguir organizar a sua rotina para cumprir as suas atividades.

Assim, você garante a possibilidade de ter o canudo da formatura em mãos, sem esquecer da sua qualidade de vida.

É ou não é uma visão de futuro bem promissora!?

Gostou das dicas? Receba mais sugestões sobre educação e carreira no Canal da FAMA no Facebook