Faculdade Fama Menu
Blog

Aqui, você se liga no Na Prática e coloca suas ideias pra funcionar.

12 de março de 2020

Bacharelado ou tecnólogo? Descubra as diferenças entre as modalidades

Se você está pensando em estudar, pode ter se deparado com duas opções de curso superior sem entender a diferença.

A escolha entre um curso bacharelado ou tecnólogo deve estar relacionada aos seus objetivos de carreira. Cada um deles tem suas próprias características, que devem ser levadas em consideração antes da matrícula.

Neste post, vamos apresentá-la para que você possa se decidir com mais tranquilidade. Acompanhe para saber mais!

Ensino Superior

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que tanto o bacharelado quanto o tecnólogo são modalidades de cursos superiores. Ou seja, ambos são considerados formação do tipo graduação.

Assim, quem conclui qualquer um destes cursos pode cursar uma pós-graduação ou até mesmo os outros tipos de especialização.

Além disso, os formandos também estão aptos a concorrerem a vagas de Ensino Superior em concursos públicos ou processos seletivos.

Bacharelado

O bacharelado é o tipo de graduação mais antigo e comum no país. Quem conclui um curso nesta modalidade recebe o título de bacharel naquela área.

Alguns cursos possuem apenas a modalidade bacharelado, pois necessitam de um período maior para formação. É o caso, por exemplo, da Medicina e do Direito. 

Entenda quais são as principais características de uma graduação do tipo bacharelado:

Duração

Os cursos de bacharelado são mais longos. Podem variar entre 3 a 5 anos, de acordo com a área de atuação profissional.

A carga horária é maior porque o programa inclui disciplinas práticas e teóricas. Normalmente, os primeiros semestres são dedicados a matérias de formação generalistas e os últimos focados em conhecimento específico.

Em alguns casos, há ainda a exigência de estágio curricular obrigatório.

Foco

O objetivo da graduação do tipo bacharelado é preparar o estudante para atuar no mercado de trabalho de forma generalista. Ou seja, o recém-formado possui conhecimento para trabalhar em diversas atividades da sua carreira.

Isso pode ser interessante para pessoas que ainda não se decidiram sobre o que gostam mais na futura profissão. Afinal, é mais escolher no que se especializar depois de ter contato com os conteúdos.

O bacharelado desenvolve ainda senso crítico dos profissionais para que eles atuem de maneira ética em seu dia a dia.

Quando é indicado

Quem deseja ter conhecimento amplo sobre a sua futura profissão pode ser dar muito bem em um curso de bacharelado.

Esse formato de graduação é ideal para quem quer ter noção sobre todas as etapas do trabalho. Pode ser interessante também para quem gosta de se aprofundar na teoria.

Esta é a opção mais indicada para quem não tem pressa de se formar e começar a trabalhar na área.

Tecnólogo

As graduações tecnológicas ficaram conhecidas popularmente como cursos tecnólogos. Elas são regulamentadas pelo Ministério da Educação, tais como as formações do tipo bacharelado.

Os cursos tecnólogos abrangem diversas áreas tais como:

  • Design;
  • Estética;
  • Computação;
  • Recursos Humanos;
  • Gestão;
  • Segurança Ambiental;
  • Meio ambiente.

Duração

As graduações tecnológicas são mais curtas, pois focam nos conhecimentos práticos essenciais para atuação no mercado de trabalho.

Normalmente, tem duração de dois a três anos. Assim, são mais rápidas e permitem que a pessoa tenha o diploma em mãos de forma mais ligeira.

Foco

Os cursos tecnólogos são voltados a ensinar o que o universitário precisa para chegar pronto ao mercado de trabalho. Portanto, possuem uma grade curricular mais restrita e objetiva.

A formação tecnológica é bem direcionada. Por isso, é importante saber qual é a área em que você deseja atuar antes de matricular.

Em comparação com o bacharelado, os tecnólogos são mais especialistas em suas atividades.

Quando é indicado

A graduação tecnológica é recomendada para quem tem pressa de pegar o diploma em mãos. Seja por um desejo pessoal, seja por vontade de mudar ou necessidade de crescer na empresa em que se está.

A grade curricular mais enxuta pode acelerar uma transição de carreira ou permitir que o profissional seja promovido.

Bacharelado ou tecnólogo: qual é o melhor para mim?

Agora que já apresentamos as características dos cursos bacharelado e tecnólogo, é normal refletir sobre o que é melhor.

Como você já sabe, cada uma das modalidades tem suas próprias indicações. Contudo, não basta apenas saber disso para correr e fazer a sua matrícula. Antes de qualquer decisão, pense sobre onde você quer chegar e quais são seus objetivos de carreira em médio e longo prazo.

Planeje o seu futuro com calma para que você tome decisões mais seguras e assertivas. Essa é a melhor maneira de concretizar seus sonhos, sem se desmotivar. Quer receber mais dicas de carreira? Descubra como se adaptar à rotina de faculdade clicando aqui.

Erica Alves

Analista de Marketing na FAMA. Amante da escrita e apaixonada em redes sociais.

Comentários