Faculdade Fama Menu

Aqui, você se liga no Na Prática e coloca suas ideias pra funcionar.

27 de Abril de 2018

A influência das redes sociais nos estudos.

Redes spciais

Que as redes sociais têm um grande poder de nos influenciar isso já sabemos, não é mesmo? Por meio delas, além de conversar com os nossos amigos e publicar fotos, podemos melhorar ainda mais a nossa experiência com o aprendizado e até escolher qual curso fazer através da opinião de outros estudantes.

As redes sociais podem ser ótimas ferramentas de colaboração nos estudos. Nelas, é possível criar grupos de estudos online, onde os estudantes se encontram virtualmente para tirar dúvidas e realizar exercícios juntos. Além disso, as redes sociais podem servir como plataforma de feedback entre professores e alunos,  quando houver necessidade é possível fazê-lo.

As redes sociais também podem aumentar o engajamento dos estudantes com as disciplinas, visto que, a sala de aula clássica, fechada e com uma lousa, principalmente para a nova geração, pode ser desestimulante e tediosa. Professores podem utilizar os sites de relacionamento para propor atividades diferentes e inovar no aprendizado.

Conheça quais as redes sociais podem te ajudar!

Criar um grupo de estudo no Facebook é uma boa estratégia para a utilização das redes sociais a favor do seu aprendizado. Através de grupos do Facebook, por exemplo,  é possível compartilhar conteúdos interessantes entre os seus colegas, tirar as dúvidas que ficaram após as aulas e criar discussões sobre tópicos abordados em sala de aula, juntamente com seus professores. Vale lembrar que essa é uma ótima ferramenta para aproximar alunos e professores.

O Twitter também é uma rede social bastante conhecida entre a gente, não é mesmo? Essa ferramenta pode ser utilizada como um perfil de microblog, compartilhando vídeos e artigos que acharmos interessante. Além disso, é possível criar uma hashtag para cada assunto discutido, fica a dica!

O Google+ não é tão conhecido por muitos alunos, mas também pode ser uma ótima ferramenta para o ensino. Por meio dele, é possível criar Hangouts, que são conversas em vídeo nas quais diversos usuários podem participar.

O Instagram é uma rede social repleta de perfis de estudantes e uma ótima ferramenta para influenciar futuros universitários a escolher o seu curso. Através do Instagram é possível encontrar mensagens de motivação, conhecer histórias de quem estuda, compartilhar a rotina com fotos de livros e cadernos  incentivando outros estudantes a cursar determinado curso. Inclusive existem até comunidades de estudantes com esse tipo de perfil que tem um nome específico: “studygram” (nome em inglês, mas que já ganhou tradução em português: “estudogram”).

Gostou de conhecer as redes sociais que influenciam os estudantes a escolher o curso? Conta pra gente aqui nos comentários qual a sua rede social favorita!

Até mais!

Laysa Godoi