Faculdade Fama Menu
Blog

Aqui, você se liga no Na Prática e coloca suas ideias pra funcionar.

17 de outubro de 2018

5 dicas para aprender a driblar o nervosismo

Diga NÃO ao nervosismo! 

Você é daqueles que fica nervoso ao falar em público? Quando apresenta trabalho na escola, logo começa a tremer? Leia as dicas que preparamos para você driblar esse nervosismo!

Estude o assunto a ser abordado…

Conhecer bem o assunto que será apresentado ajuda muito a atender as suas expectativas. Estude bem o assunto que vai abordar. Falar sobre algo de que não está seguro vai aumentar seu nervosismo. Mas lembre-se de que, possivelmente, você não vai esgotar todo o assunto.

Então, selecione os pontos mais pertinentes para abordar e separe outros para tratar se sobrar tempo.

Organize a apresentação

Estruture a apresentação de modo que tenha sempre indicação dos tópicos que vêm a seguir. Nada de montar um conteúdo com apenas textos e mais textos, afinal o ouvinte não terá tempo de ler todo o slide.

A ideia é planejar e desenvolver a apresentação de modo a prender a atenção do público, conduzi-lo pelo assunto e fazer com que entre em ação na hora certa.

Vamos treinar?

O exercício gera confiança e ajuda a tornar a apresentação mais natural, então ensaie a apresentação quantas vezes achar necessário.

Estude os slides, memorize a ordem em que os temas serão abordados e grave a apresentação para conferir pontos como a maneira como está falando, o tom de voz adotado e a velocidade do discurso (são itens importantes que prendem a atenção de quem está te ouvindo). Depois, faça os ajustes necessários.

Imprevistos acontecem, então prepare-se!

Se possível, faça um último treino no lugar da apresentação real para testar equipamentos e familiarizar-se com o espaço. Já ouviu aquela expressão: “tenha sempre o plano B e C”? Não dá pra perder uma apresentação por bobeira, não é mesmo?

É importante também antecipar respostas a algumas perguntas que poderão vir no momento de sua apresentação.

Mantenha a calma…

O nervosismo faz aumentar a adrenalina no organismo e essa mudança gera uma série de reações fisiológicas.

O conselho é tentar neutralizar esses efeitos com algumas técnicas: respire fundo e pausadamente; beba água, inclusive durante a apresentação; sorria; imagine que sua apresentação é receptiva e está entusiasmada; fale mais lentamente do que faz durante conversas e faça pausas mais longas entre as frases; movimente-se durante o tempo para eliminar parte do nervosismo.

Lembre-se: encarar os desafios com sabedoria é a melhor forma de vencê-los!

Se mesmo após todas essas tentativas o nervosismo for tão grande que te impeça de prosseguir com as suas apresentações o ideal é procurar a ajuda de um profissional. Existem diversos profissionais que podem te ajudar! Você também pode optar em fazer um curso de como falar em público, vai ver o quanto isso vai ser bom para você. O mais importante é: não deixar o medo te vencer.

Eu acredito em você! Você consegue. Boa apresentação! Semana que vem estou te volta. Até lá!

Laysa Godoi

Analista de Marketing na FAMA, especialista em criação de conteúdo. Apaixonada por mídias sociais e pesquisa. Estou sempre atenta às novidades que envolvem a educação do ensino superior.

Comentários