Faculdade Fama Menu

Aqui, você se liga no Na Prática e coloca suas ideias pra funcionar.

28 de novembro de 2018

5 estratégias para você se livrar da recuperação final.

OMG!! Já está tocando a música ‘’então é natal e o que você fez?’’ pra tudo quanto é lado. Caramba! Tantas coisas, e de brinde uma recuperação final pra enfrentar.

Esse ano com certeza se tornou histórico por diversos fatores, e a impressão é que os dias tem passado cada vez mais rápidos. Mas aí, fim de ano não ´´é só festa’’ como são propagados nos filmes, temos um monte de acertos pra fazer, dentre eles as temidas provas finais.

Simples mudanças na rotina podem te ajudar a recuperar o prejuízo.
Mas, não se engane. Será preciso uma mudança de mente e muita dedicação.
Ainda não temos varinhas de condões e conseguir algo por esforço próprio faz mais sentido, pelo menos é o que nossos pais dizem (risos).
Um dos maiores vilões na fase da recuperação final é auto cobrança, que além de prejudicial à saúde, causa um bloqueio  na mente.
Então antes de tudo, aprenda a lidar com seus compromissos de maneira equilibrada.

E como durante todo esse ano estivemos aqui por e pra você vencer, decidimos ajudá-los a não desanimar e sair desse poço. Bora lá!

5 estratégias para você se livrar da recuperação final.

Faça uma auto análise.

Diferente dos livros de auto ajuda, a auto análise é importante para que você saiba por onde começar.  Uma boa é começar comparando suas notas e descobrir a causa. Faça essa pergunta, foi devido a alguma dificuldade de compreensão da matéria ou você simplesmente deixou passar?  Talvez no início seja difícil descobrir ou até mesmo assumir essa resposta. Mas ela será de extrema importância pra você começar a correr atrás do prejuízo.

Monte um plano de ação.

Um cronograma de estudo irá te ajudar a se manter no foco e a entender quais áreas precisam de mais atenção. Sabia que uma rotina e horários estipulados podem te ajudar mais que o desespero? Claro que sim né? Então pegue uma folha e comece a estipular conforme sua rotina, tempos específicos para estudar. Uma dica muito importante, não invente de querer fazer o impossível… cada passo é importante.

Refaça.

Tá se sentindo meio perdido? Pegue atividades, provas passadas e refaça. Isso vai te ajudar a memorizar a matéria e a aprender detalhes que talvez não tenha se atentado. Desse modo você aprende mais do que simplesmente ler e passar o marca texto.

Peça conselhos, tire dúvidas e pergunte.

Os professores são capacitados para te direcionar em pontos específicos de estudo.  Além do que, eles são preparados com métodos pedagógicos que vão detectar quais melhores técnicas de estudo e ensino específico para cada pessoa.

Reserve tempo para descanso, exercício e lazer.

Ter uma boa noite de sono é revigorante. Ajuda seu cérebro a memorizar e assimilar os conteúdos. Atividades físicas também ajudam, pesquisas recentes feitas por neurocientistas da Universidade de Illinois (EUA) apontaram que alunos que se exercitam apresentam um melhor desempenho nas atividades escolares. Isso acontece porque quando a pessoa se exercita a produção de sinapses neuronais aumenta.

O lazer não deve ser uma desculpa, ele é uma necessidade. Quando otimizado o tempo, tudo na sua hora faz a diferença.

Com essas simples dicas você já consegue realinhar suas metas e focar no que você precisa, estudar e ter sucesso na recuperação final!

Laysa Godoi