4 Dicas para se dar bem na entrevista de emprego

Compartilhar:
Facebooktwittermail

A entrevista de emprego é uma etapa necessária na contratação de um funcionário para determinada vaga em uma empresa. O candidato à vaga é questionado e avaliado pelo recrutador e seus interesses, experiências e perfil profissional são levados em consideração.

Por isso, é importante manter uma conversa fluída e esclarecedora pelas duas partes. 

Para quem nunca passou por uma entrevista de emprego é comum ficar tenso antes mesmo de ser entrevistado. Os recrutadores entendem o nervosismo dos candidatos e isso não é fator determinante para a contratação ou não de um funcionário.

Mesmo assim, é importante estar mais seguro para que essas eventualidades não atrapalhem a fluidez da entrevista.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para se dar bem em uma entrevista de emprego. Confira:

         •  Conheça a fundo a empresa que você tem interesse

O examinador tem uma impressão positiva quando você tem conhecimento sobre a empresa que pretende ser contratado. Mesmo que ele saiba do seu interesse, é importante mostrar como suas experiências combinam e podem ser aproveitadas com a vaga oferecida em questão.

Além de ser uma provável pergunta do examinador como: O que você sabe sobre a nossa empresa? Uma resposta mais rasa dá uma impressão negativa e demonstra ao entrevistador que você saiu em busca de qualquer coisa, ou “atirando para todos os lados”.

         •  Foque no seu currículo

Se você deseja fazer um currículo para seu primeiro emprego, clique aqui e saiba mais.

Quando você é chamado para uma entrevista provavelmente foi por meio do seu currículo. Isso significa que as experiências e capacitações presentes nele chamaram atenção. Logo, você apresentou um bom currículo, ou no mínimo interessante.

Por isso, o foco nas informações contidas ali deve ser ressaltado durante a conversa. Desviar muito o assunto para outras áreas pode não ser interessante ao recrutador.

Seu currículo deve ser atrativo às vagas nas empresas que você deseja ser contratado. Mas assim como dito antes, nada de tentar atirar para todos os lados, certo? Agindo assim não conseguirá acertar nada.

Evite se distrair ou olhar para os lados durante a entrevista. Isso pode dar uma impressão de desinteresse e isso não é o que você quer passar.

          • Vista-se de acordo

A vestimenta pode dizer muito sobre uma pessoa, pois é também uma forma de comunicação. Em ambientes mais tradicionais é importante se vestir de maneira formal e sem exageros.

Já em startups a vestimenta tem uma maior liberdade, dependendo do nicho que a empresa atende. Conhecer bem a empresa, como citado no primeiro tópico, é essencial nesses casos.

            • Seja preciso em suas respostas

Há algumas perguntas pré-estabelecidas que podem ou não serem feitas durante uma entrevista. Quais seus pontos fortes e fracos? Como você se vê daqui a cinco anos? Como você lida em situações de pressão? Entre outras…

O objetivo aqui é ser o mais esclarecedor possível. Estude sobre as possíveis perguntas, mas não fique preso a respostas prontas e simplistas. A sinceridade deve prevalecer, expondo também o que pode ser melhorado dentro do ambiente de trabalho e o que já está sendo feito.

Sobre o Autor
Avatar

Marcelo Filho

Compartilhar:
Facebooktwittermail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *