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Aproveitamento de Disciplinas

Alunos regularmente matriculados tem a opção de solicitar a dispensa de disciplinas, caso já às tenham cursado, com aproveitamento satisfatório, em outro curso superior autorizado pelo MEC, e cujas ementas sejam equivalentes em conteúdo e carga-horária. Para tanto os interessados devem comparecer à Secretaria Acadêmica, portando o Histórico Escolar e Ementa do referido curso superior (originais), durante o período definido pelo calendário acadêmico do semestre vigente. A análise do aproveitamento é de responsabilidade do coordenador do curso.

Prazo: 15 dias úteis. 

Cancelamento de Matrícula

Conforme previsto no contrato de prestação de serviços educacionais, o aluno pode solicitar o cancelamento de matrícula em situações específicas, respeitando também o calendário acadêmico semestral. Verificar o Contrato ou procurar maiores informações na Secretaria Acadêmica.

Documentos Expedidos pela Secretaria

Atestado de prova

Atesta a presença do acadêmico na Faculdade em determinada(s) data(s) e horário(s) realizando prova(s). É uma documentação expedida pelo coordenador do Curso.

Prazo de entrega: 5 dias úteis. 

 

Compensação de Ausência

O aluno pode afastar-se temporariamente da frequência às aulas e às avaliações com base:

  • no Decreto-Lei nº 1.044/69, que se refere a doenças infectocontagiosas;
  • na Lei nº 6.202/75, que estende a realização de exercícios domiciliares às gestantes, a partir do 8º mês; 
  • às mães adotivas em licença maternidade, de acordo com a lei nº 10.412, de 15/04/2002, que alterou dispositivos da CLT, editando o art. 392-A, e escalando períodos de licença de acordo com a idade da criança adotada;
  • no Decreto-Lei 57.654/66, que regulamenta a Lei do Serviço Militar. 

A Ausência Autorizada, uma vez concedida, aplica-se a todas as disciplinas às quais o aluno estiver vinculado. Durante o período de afastamento, serão computadas faltas; no entanto, ao final do semestre, serão justificadas mediante apresentação de atestados e/ou licença maternidade. 

Como solicitar: o acadêmico deve entregar, junto à Secretaria Acadêmica, documento comprobatório em até dez (10) dias úteis a contar da data final do afastamento. 

 

Justificativa de falta

Situações previstas em lei, que justificam ausência às aulas: 

  • Decreto-Lei 715/69 – relativo à prestação do serviço militar (aplica-se somente sobre o serviço militar obrigatório, e não sobre profissionais de carreira das Forças Armadas, Brigada Militar, etc. );
  • Lei 9.615/98 – relacionada à participação do aluno em competições esportivas internacionais de cunho oficial representando o País; 
  • Lei 5.869/73 – relativa à convocação para audiência judicial. 

Importante: Mesmo contemplando os itens descritos acima, não há abono de faltas. 
Como solicitar: O acadêmico deverá entregar junto à Secretaria documento comprobatório até cinco (5) dias úteis a contar da data final do afastamento. 

 

Kit Transferência 

São os planos de ensino de cada uma das disciplinas cursadas pelo acadêmico na Faculdade, para fins de transferência de Instituição Acadêmica, atestando a carga-horária, o período em que foi cursada a disciplina e a data da expedição.

Prazo de entrega: 15 (quinze) dias úteis.

Matrícula

A matrícula é o registro oficial de ingresso do novo aluno à instituição. A mesma deve ser realizada na Secretaria Acadêmica e compreende a assinatura do contrato de prestação de serviços e a entrega de documentos. De maneira extraordinária, com o objetivo de facilitar o procedimento aos alunos, a Faculdade Metropolitana de Anápolis, se reserva ao direito de proporcionar a realização da primeira etapa deste procedimento através de Consultores, porém ainda assim, é de responsabilidade do aluno o comparecimento à Secretaria Acadêmica para a regularização de seu registro estudantil, através da assinatura do contrato e entrega de documentos.

Relação de documentos necessários:

  • Certidão de Nascimento ou casamento
  • Cédula de identidade Oficial
  • CPF
  • 2 Fotos 3×4
  • Comprovante de Endereço Atual
  • Título de Eleitor
  • Comprovante de Quitação de Serviço Militar
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio
  • Histórico Escolar do Ensino Médio

Pré-Matrícula

Alunos que realizam o processo de matrícula ou rematrícula, seja presencialmente na Secretaria Acadêmica ou via consultores, e que ainda não efetivaram o pagamento do boleto de matrícula são classificados como alunos pré-matriculados. Neste caso, podem ter o acesso à algumas áreas do Portal do Aluno e do Professor restringidas. Para a conclusão da matricula de forma plena é essencial a efetivação do pagamento do boleto de matrícula/rematrícula. Alunos que por ventura venham a optar pela não efetivação devem procurar a instituição para a solicitação do cancelamento das pendências financeiras.

Importante: alunos participantes de programas do governo, como Prouni e Fies, podem vir a ser classificados como pré-matriculados até o momento do lançamento do crédito ou benefício.

Provas de 2ª Chamada

Para requerer prova de segunda chamada o aluno deve comparecer à Secretaria Acadêmica, verificando os prazos acadêmicos (Vide Calendário Acadêmico).

Rematrícula

A Faculdade Metropolitana de Anápolis, sempre ao fim de cada semestre letivo, promove a rematrícula antecipada, com o objetivo de facilitar o atendimento aos alunos. Através dela alunos tem descontos progressivos na rematrícula de cada semestre. Todo o processo é realizado presencialmente na Secretaria Acadêmica e compreende a aceitação e assinatura de novo contrato de Prestação de Serviços entre a instituição e o interessado. É fácil e simples: o aluno tem mais vantagens no processo, pode obter descontos na matrícula e ainda evita filas.

Importante: o processo para alunos beneficiários de programas de bolsas e créditos (como Prouni, Fies e OVG) é diferenciado, graças as particularidades de calendário de cada um dos mesmos. O aluno deve verificar semestralmente essas informações junto à Secretaria Acadêmica.

Revisão de Frequência

Acadêmicos da instituição podem solicitar a revisão de frequência acadêmica, desde que a solicitação seja feita em até 30 dias após o encerramento do semestre. Para tanto o aluno deve comparecer junto à Secretária Acadêmica e solicitar via requerimento a revisão de frequência.

Prazo de entrega: 20 dias úteis.

Revisão de Notas

Alunos podem requerer a Revisão de Notas, desde que a disciplina solicitada tenha sido cursada em até no máximo 6 meses. Para tanto é necessário comparecer à Secretaria Acadêmica para o requerimento deste procedimento.

Prazo de entrega: 20 dias úteis.

Sistema de Recuperação de Avaliação – SRA

Trata-se de uma sistema de recuperação de notas e frequências, amparado pela Resolução COP Nº38/2015. Para requerer o SRA o aluno deve realizar a solicitação na Secretaria Acadêmica, durante o período letivo, vide Calendário Acadêmico. A liberação da prova só acontece após o pagamento dos valores estabelecidos. Após a efetivação, o processo é encaminhado às coordenações de curso, que darão seguimento a seu fluxo operacional.

Trancamento de Matrícula

O Trancamento de Matrícula é o processo acadêmico que visa a interrupção temporária dos estudos, porém com a manutenção do vínculo do aluno junto à Faculdade Metropolitana de Anápolis. Os interessados devem requerer o procedimento após o mínimo de 1 (um) semestre cursado, e o podem fazer respeitando os limites de data dispostos no Calendário Acadêmico do semestre vigente. Para a conclusão do procedimento o aluno deve estar regular com assuntos financeiros relativos às mensalidades decorridas até a data do requerimento.

Alunos em situação de trancamento podem solicitar a reabertura de matrícula, no prazo máximo de tempo relativo à metade do período total do curso. Exemplo: para cursos de 4 anos, o período de afastamento máximo é de 2 anos. Após este período o aluno deve realizar novo ingresso, seja através de vestibular ou demais mecanismos previstos e autorizados pelo Mec.

Transferência Interna / Mudança de Curso ou Turno

Alunos regularmente matriculados, interessados em realizar a mudança de curso ou turno, podem realizar a solicitação de Transferência Interna / Mudança de Curso e Turno, sempre no início de cada semestre letivo, respeitando as datas limites propostas pelo Calendário Acadêmico do Semestre, e condicionada à existência de vagas.

Para a realização deste processo o aluno deve comparecer à Secretaria Acadêmica nos prazos regulamentados e realizar a solicitação pessoalmente.

Transferência e Portador de Diploma de Graduação

Alunos que começaram a estudar em outra instituição de Ensino Superior, ou já são formados e tem interesse em cursar uma 2ª graduação, tem a oportunidade de ingressar na Faculdade Metropolita de Anápolis, sem realizar novo processo seletivo de vestibular. Nestes casos, o ingresso é admitido caso haja disponibilidade de vagas no curso de interesse. Maiores informações e editais podem ser encontrados no Portal de Transferência e Portadores.

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