Faculdade Fama Menu

Antecipe-se!

A Faculdade Metropolitana de Anápolis, sempre ao fim de cada semestre letivo, promove a rematrícula antecipada, com o objetivo de facilitar o atendimento aos alunos. Através dela alunos tem descontos progressivos na rematrícula de cada semestre.

Todo o processo é realizado presencialmente na Secretaria Acadêmica e compreende a aceitação e assinatura de novo contrato de Prestação de Serviços entre a instituição e o interessado. Seja o protagonista da sua história e economize.

De 11/12 a 20/01/2018: desconto de 10% Campanha + 10% Pontualidade.
De 22/01/2018 a 24/02/2018: desconto de 5% campanha + 10% pontualidade.
De 26/02/2018 a 03/03/2018: desconto de 10% pontualidade.
A partir de 05/03/2018: descontos normais de pontualidade.

Fique de olho nos prazos e aproveite o desconto!

Quem deve fazer a rematrícula?

Descubra aqui todas as informações para alunos tradicionais ou beneficiários dos mais diversos programas de bolsas e créditos estudantis.

Para Todos

É possível realizar o pagamento do boleto de Rematrícula vencido?

Sim, após o vencimento o aluno pagará o valor com juros e multa. Para tanto deve seguir as instruções existentes no próprio boleto. Importante: não é possível realizar a troca do boleto ou do vencimento do mesmo, portanto é de responsabilidade do aluno a verificação das datas para manutenção dos descontos.

O que é Rematrícula?

Trata-se do processo de renovação do vínculo entre aluno e a Faculdade Metropolitana de Anápolis. É através dele que a instituição tem a confirmação de que o aluno dará continuidade aos estudos no próximo semestre. Alunos que realizam a rematrícula antecipada tem descontos progressivos.

Quais as ofertas e condições de pagamento?

As ofertas para realização da rematrícula antecipada ou mesmo durante o prazo normal podem sofrer alterações em cada semestre, por isso é importante que o aluno acompanhe constantemente o portal para novas informações

Qual a importância de fazer a Rematrícula?

É essencial que todos os alunos façam a rematrícula, já que ela é um dos instrumentos institucionais que permite melhor gestão dos espaços e da qualidade no ensino. Além disso a rematrícula garante a inclusão do nome do aluno nas lista de chamada, libera o acesso ao Portal do Aluno e evita problemas na realização de provas e trabalhos acadêmicos.

Qual é o valor da Rematrícula?

Inicialmente o valor da Rematrícula tem como referência o valor bruto da mensalidade vigente para o período. A instituição pode adotar campanhas específicas para rematrícula, concedendo desconto especial para antecipações. Verifique sempre informações sobre a campanha vigente no site ou na Secretaria Acadêmica.

Quem deve fazer a Rematrícula?

Todos os alunos da instituição, sejam eles veteranos ou calouros que já tenham cursado um semestre completo. A exceção ocorre para aqueles que estejam cursando o último período da graduação.

Quem pode fazer a Rematrícula?

Todos os alunos tem acesso a rematrícula. Para aqueles sem débitos pendentes (boletos de mensalidade ou acordo vencidos), o processo é simplificado e basta realizar a solicitação presencialmente na Secretaria Acadêmica ou site da instituição. Para aqueles que possuírem débitos anteriores, deve se antes da rematrícula buscar a regularização da situação financeira.

Tenho débitos pendentes. Como devo proceder para realizar a rematrícula?

Procure a Secretaria Acadêmica e realize a renegociação dos débitos anterior. Após a efetivação do pagamento da primeira parcela da negociação o aluno tem acesso a realizar sua rematrícula, em até 3 dias úteis.

Para você que tem OVG

Qual o valor da matrícula para alunos OVG?

O programa de bolsas OVG não contempla o pagamento da matrícula, portanto é de inteira responsabilidade do aluno a efetivação do pagamento desta parcela, que ocorrerá em conformidade com as dos alunos não bolsistas, segundo calendário e valores.

Quem pode renovar o benefício da OVG?

Os critérios de renovação são definidos pela própria organização e podem sofrer alterações a qualquer momento.

Atualmente, para manutenção do benefício, o aluno deve ter no mínimo 75% de aproveitamento para o semestre em relação à notas e frequências.

Tenho o Prouni, como devo proceder para me rematricular?

1 – Deve-se realizar a Rematrícula junto à Faculdade Metropolitana de Anápolis e assinar novo contrato de matrícula.

2 – Após assinatura do novo contrato, deve ser feita a renovação do benefício junto à OVG, em prazo divulgado pela Organização. Neste momento o aluno deve apresentar a certificação das horas de trabalho voluntário, exigidas pela programa. É importante ficar atento as datas do programa.

3 – Deve-se aguardar o prazo estabelecido em edital da própria OVG para a atualização dos dados dos alunos junto à instituição de ensino. É neste momento que são informados os dados de rendimento acadêmico do bolsista, importantes para manutenção, aumento ou perda do benefício.

4 – Realizada a atualização o aluno tem acesso à informações sobre o status da bolsa (mantida, aumentada ou perdida) e ocorre o lançamento junto ao Departamento Financeiro.

5 – Realizado o lançamento das bolsas, o aluno deve realizar o pagamento dos valores não cobertos pelo programa (diferença entre a bolsa e o valor da mensalidade)

6 – Somente são considerados como alunos regularmente matriculados, aqueles que realizarem o pagamento do boleto de matricula.

IMPORTANTE: é de inteira responsabilidade dos alunos o acompanhamento dos editais, condições e prazos de renovação do benefício. Quando no passo 3 (atualização de dados pela instituição), alunos que não se encontrarem regularmente matriculados não terão o benefício renovado.

Para você que tem FIES

Como é feito o aditamento FIES?

O aditamento é feito através do site do SisFIES: sisfiesaluno.mec.gov.br. O aluno deve usar o seu CPF e senha para ter acesso a renovação de contrato. É muito simples e pode ser realizado de qualquer computador conectado à Internet. Se preferir o aluno pode procurar o Departamento de Bolsas e Créditos, na Secretaria Acadêmica para auxílio neste processo.

O que acontece se o aluno que não realizar o aditamento do FIES?

Alunos que não realizarem o aditamento FIES, correm o risco de perder o benefício. Além disso, serão cobrados os valores referentes às mensalidades do período cursado e não aditado.

O que é Aditamento FIES?

É a confirmação por parte do aluno de que se manterá estudando e que deseja renovar a utilização do financiamento para mais um semestre.

Quando deve se aditar o FIES?

O aditamento é realizado sempre no início de um novo semestre. Para tanto é preciso aguardar a liberação do aditamento por parte do Portal Governamental e por parte da instituição. Após a abertura o sistema governamental que gere o FIES encaminha emails e SMSs cadastrados no banco de dados do programa.

Quem precisa aditar o FIES?

Todos os alunos que estudam com o apoio do FIES e possuem semestres a cursar ou que estejam cursando. Todos os alunos devem estar em dia com o pagamento das parcelas trimestrais, em caso de inadimplência a renovação não é permitida.

Para você que tem ProUni

Sou bolsista parcial e tenho débitos não negociados. Posso fazer a renovação da matrícula e do benefício?

Alunos que estejam inadimplentes com mensalidades ou outros serviços ficam inelegíveis para a rematrícula e renovação da bolsa. Portanto devem realizar a renegociação e pagamento dos débitos, antes do calendário de renovação.

Tenho Bolsa Parcial, como devo pagar a diferença no valor da matrícula?

Alunos bolsistas parciais devem realizar o pagamento da parte que lhe cabe da matrícula após o lançamento da renovação da bolsa. Este processo depende do cronograma estabelecido pelo Governo Federal para a atualização do sistema das bolsas.

Tenho o Prouni, como devo proceder para me rematricular?

1 – Deve-se realizar a Rematrícula junto à Faculdade Metropolitana de Anápolis e assinar novo contrato de matrícula.

2 – A renovação da bolsa é feita pela própria instituição em prazo determinado pelo governo.

3 – Após o prazo estabelecido pelo edital governamental de renovação do benefício o aluno deve comparecer à secretaria acadêmica para assinar o termo de renovação.

4 – Bolsistas parciais (50%) devem realizar o pagamento do boleto de matricula, referente a parte restante.

5 – Somente são considerados como alunos regularmente matriculados, aqueles que realizarem o pagamento do boleto de matricula.

Para você que tem Educa+ Brasil

Como proceder para renovação da matrícula e da bolsa Educa+ Brasil?

1 – Renovar o benefício da bolsa junto ao Educa+, realizando pagamento de taxa de matrícula para o órgão e recebendo comprovante de renovação.

2 – Comparecer junto à Secretaria Acadêmica e realizar a rematrícula, assinando novo contrato de prestação de serviços.

3 – No setor de Bolsas e Créditos, entregar documento de comprovação da renovação da bolsa junto ao Educa+. Após este processo, a renovação da bolsa será validada e o seu lançamento ocorrerá em até 48h.

Pra você que tem Crédito Universitário Pra Valer

Como devo fazer a rematrícula e renovação do crédito / financiamento?

1 – Deve-se realizar a Rematrícula junto à Faculdade Metropolitana de Anápolis e assinar novo contrato de matrícula.

2 – O Aluno deve retirar no Departamento de Bolsas e Créditos atestado de encaminhamento para o órgão financeiro, relatando a conformidade da matrícula do aluno.

3 – De posse de novo contrato de matrícula e do atestado de encaminhamento o aluno deve proceder junto às financeiras para a renovação do crédito.

4 – Realizada a renovação junto ao órgão, o aluno deve comparecer no Departamento de Bolsas e Créditos, portanto o documento de atestado de renovação do crédito, expedido pela financeira. Após este processo, a renovação da bolsa será validada e o seu lançamento ocorrerá em até 48h.

5 – Para casos de créditos inferiores ao valor total da mensalidade, será gerado boleto do valor da diferença, e fica o aluno responsável pelo seu pagamento, dentro dos prazos de vencimento.

6 – Somente são considerados como alunos regularmente matriculados, aqueles que realizarem o pagamento do boleto de matricula.

 CONHEÇA A BIBLIOTECA

Conhecimento além do que se vê.

Saiba mais

Veja fotos 360 da FAMA

Conheça a faculdade de perto!

Clique aqui

 CONHEÇA A BIBLIOTECA

Conhecimento além do que se vê.

Saiba mais

 CONHEÇA A BIBLIOTECA

Conhecimento além do que se vê.

Saiba mais