Trabalho Científico de alunos da FAMA é selecionado para Congresso de Ecologia

08/07/2013

No ano passado, os acadêmicos Caio Cézar Fernandez e Nathan Carvalho Silva, do 3º período curso de Ciências Biológicas Bacharelado da FAMA – Faculdade Metropolitana de Anápolis -, desenvolveram um estudo etnobotânico e de identificação fotográfica de plantas medicinais na Serra de Jaraguá, pertencente ao Parque Estadual da Serra de Jaraguá, em Goiás. Com isso surgiram dois trabalhos de cunho científico: “Levantamento Botânico de Plantas Medicinais Presentes na Serra de Jaraguá” e “Percepção Ambiental dos Acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas de Uma Instituição de Ensino Superior de Anápolis-GO., em Relação ao Parque Estadual da Serra de Jaraguá.”


Esses trabalhos foram selecionados e serão apresentados no XI Congresso de Ecologia do Brasil e I Congresso Internacional de Ecologia, realizados em Porto Seguro (BA), de 15 a 19 de setembro de 2013.


Nathan explica que o estudo foi realizado por meio de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Foram entrevistados moradores que possuem alguma atividade extrativista na Serra de Jaraguá, a fim de identificar algumas espécies que são retiradas da Serra para fins medicinais. De acordo com o acadêmico, na pesquisa foram citadas cerca de 17 espécies, no entanto, apenas 1 espécie citada não obteve registro na região estudada.


“Das espécies identificadas, por volta de 41% são utilizadas para infecção, 29% para enfermidades gastrointestinais e hepáticos, 6% para cada uma das funções citadas: Regulação da diabetes e colesterol; calmante; estimulante sexual, falta de apetite; problemas circulatórios e hemorrágicos. A partir de tais dados pode-se identificar a abundancia de espécies de plantas com capacidade farmacológica presente em uma pequena faixa da Serra de Jaraguá”, concluiu.

Para Nathan, o trabalho veio a enriquecer e colocar em prática os conhecimentos que eles adquiriram em sala de aula, além de já ingressá-los no ambiente científico de pesquisas. “Também é uma forma de divulgação de conhecimento quando se apresenta os resultados adquiridos a outros pesquisadores em encontros e congressos, onde podemos compartilhar conhecimentos que seriam, até então, inéditos”, afirma o acadêmico. 


Autor: Assessoria de Comunicação FAMA